Obras em projecto

Vale de Cambra 1957

Obras em projecto no Campo da Assistência e da Filantropia

Duas das mais prementes necessidades em todos os concelhos dentro dos campos acima citados – assistência e filantropia -, são sempre, num plano superior, a existência de um hospital, num plano mais relativo, a existência de um ou vários asilos.

Pois também Vale de Cambra vai ter o seu Hospital Sub-Regional e o seu Asilo de Inválidos.

Falemos do

Hospital Sub-Regional

Para construção deste hospital existe um legado de cinco mil contos constituído por prédios urbanos e rústicos, que por sua morte deixaram para este fim os queridos beneméritos Dr. António Joaquim de Matos e Albino Augusto Soares de Albergaria.

Vem esse legado de ser administrado até hoje pela Misericórdia de Vale de Cambra que com o seu rendimento de alguns anos perfez um notável capital necessário para a comparticipação oficial.

Foi então que se pensou dar corpo ao sonho dos dois legatários. Demovidas as primeiras dificuldades, entra-se em contacto com as esferas superiores e o projecto é finalmente submetido à aprovação da Comissão de Centrais Hospitalares.

Daqui até à sua construção, já agora, é um simples lapso de tempo. E é assim que Vale de Cambra vai ter o seu hospital Sub-Regional.

Asilo de Inválidos

Também é de cinco mil contos e for mado por prédios urbanos e rústicos, o legado que um outro querido bene mérito. Luís Brandão de Almeida, dei- xou para a construção de um asilo de Inválidos que por condições testamentárias se deve chamar Asilo de Inválidos Luís Brandão de Almeida.

Como com o hospital, já foram feitas outras tantas diligências para abreviar a sua construção.

O Asilo pode-se dizer que é já um facto; e com ele mais uma obra nasce para justa consagração do Homem por amor do homem.