Obras de Sanidade em curso

Vale de Cambra 1957
Vale de Cambra - Senhora da Saúde

Mentiríamos se dissessemos que em Vale de Cambra tudo está feito. As obras são como as canseiras, umas trazem as outras.

O viajante, pode realmente não sentir nenhuma falta ao passar por aqui, tão risonha a Vila se mostra no seu aspecto moderno; mas a verdade é que só os que dela de perto cuidam sabem quanto urge ainda trabalhar para a tornar, além de moderna, uma Vila turística e salubre.

Para isso trabalha afincadamente a municipalidade local e nós estamos certos de que quem em trinta e um anos conseguiu tão surpreendente milagre, também conseguirá o resto.

Água, Saneamento e Matadouro-Canil Municipal

São estas as obras que estão já em curso.

Água:

Quanto à água foi aproveitada a nascente natural de Gestoso. Nascente de água potável e boa (está já devidamente analisada), a sua capacidade de caudal é de doze mil litros por hora.

Para melhor captação foi ali estabelecido um plano de galerias já realizado, o que garante água abundante mesmo nos períodos de maior estiagem.

Falta apenas a conduta de distribuição. Depois a água jorrará em todas as casas e Vale de Cambra terá finalmente resolvido o problema do abastecimento domiciliário da preciosa linfa.

Saneamento:

Valede Cambra - Dolmen Junqueira

Já realizado em toda a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, também nesta obra se trabalha com fins que visam a sua rápida ultimação.

Que se trata de uma obra de enormes dispêndios e sobre todos os aspectos morosa, sabem-no por experiência os habitantes das grandes cidades onde ainda só há relativamente poucos anos e de maneira deficiente viram resolvida esta parte da salubridade das suas casas.

Com o Saneamento em ordem, dará Vale de Cambra um grande passo no progresso da sanidade pública.

Matadouro-Canil Municipal:

Projecta-se e já foram feitas as primeiras diligências para a construção do Matadouro-Canil Municipal.

Este será construído nos subúrbios da Vila e designadamente no lugar da Ponte de Pelames, junto ao rio Vigues.

Das diligências que acima referimos faz parte o projecto já elaborado e submetido à Intendência Pecuária de quem se aguarda a aprovação e comparticipação no mesmo projecto.

E assim se trabalha pela terra em Vale de Cambra.