Obras de Assistência e Filantropia, Organismos Corporativos, Cultura, Recreio e Desporto
Para que a Vale de Cambra, concelho novo como é, lhe fosse permitido impôr-se na medida em que se encontra neste vasto campo da Assistência, Filantropia, Cultura e demais valores necessários à vida material e formação espiritual de um povo, necessárias foram a acção decidida dos seus homens e a causa privilegiada do seu solo.
Comecemos por enunciar a
Comissão Municipal de Assistência
A função desta Comissão é distribuir agasalhos, medicamentos etc., pelas pessoas pobres, necessitadas e indigentes do Concelho.
Só com esta comissão gasta a Câmara anualmente à volta de 60.000$00. Claro que nem só em medicamentos e agasalhos é gasta tal importância.
A Comissão promove também o internamento dos doentes pobres nos hospitais centrais de Lisboa, Coimbra e Porto, concede consultas clínicas dadas pelos médicos municipais e intercede em tudo que diga respeito às necessidades comuns do doente. Só assim tem sido possível salvarem-se tantas vidas.
Nas verbas gastas anualmente, entram também as comparticipações dadas pelo Governo Civil e Direcção Geral de Assistência.
Grémio da Lavoura
O Grémio da Lavoura foi criado neste concelho no ano de 1945.
A sua finalidade é como a de todos os Grémios congéneres: Trabalhar em defesa da Lavoura, prestando-lhe a necessária assistência técnica e introduzindo nas culturas os processos mais práticos e mais rendosos.
Por intermédio do Grémio pode o lavrador adquirir sementes, adubos, materiais de construção, etc., por muito melhores preços. Foi para isso que se criaram os Grémios e é desses benefícios que estão gozando as classes rústicas desta região.
O Grémio da Lavoura de Vale de Cambra é ainda delegado neste concelho da Comissão Nacional dos Produtores de Trigo.
Colégio Cambrense
O actual Colégio Cambrense foi fundado há mais ou menos dez anos atrás. Antes, teria sido um simples curso de explicações, e mais recentemente, então, Colégio.
O seu edifício é amplo, de boas instalações e nele um corpo docente de professores formados lecciona uma média de cem alunos de ambos os sexos tanto do primeiro como do segundo ciclos.
E mercê deste Colégio que a cultura tende a elevar-se em Vale de Cambra, sendo elevado já o número de alunos saídos daqui que estão a cursar e cursaram já em escolas superiores.
Banda de Música de Vale de Cambra
Tem já cerca de quarenta anos de existência esta banda de música, por muitos considerada uma das melhores do País. E composta de um número de trinta e três a trinta e sete elementos. Passou já por períodos de vicissitudes mas vingou sempre.
A gente de Vale de Cambra acarinha-a, ufana-se dela e com ela vive até, às vezes, em festas pequenos destemperos de rivalidades. Oxalá o tempo a não vitime nunca, tão úteis são os seus fins de cultura musical.
Assembleia de Vale de Cambra
A Assembleia de Vale de Cambra está instalada provisòriamente nos altos do edifício do Café Arcádia.
Ali se reúnem as mais altas individualidades da vila, e uma das suas mais destacadas actividades tem sido realizar todos os anos uma Gincana de Automóveis, um Torneio de Tiro aos Pratos, um Campeonato de Malha e designadamente um baile pela Páscoa, de cuja fama são conhecedoras as pessoas dos concelhos em redor.
Ainda recentemente aqui estiveram Vasco de Lima Couto, num recital de poesia, e Jaime Valverde com “Os Malefícios do Tabaco”.
Grupo Desportivo Martins & Rebelo e Associação Académica Cambrense
Ambas estas colectividades desportivas são realmente pequenas e sem passado, até, no desporto nacional. Estão criadas, porém.
A primeira, com maior estrutura desportiva, a segunda vivendo apenas do entusiasmo da gente estudantil.
O futebol é o desporto que praticam, e é neste desporto que um dia hão-de procurar evidenciar-se.