A confirmar a nossa versão, de que a terra de Cambra é de origem antiquíssima, foi recentemente descoberto em Vila Cova do Perrinho um importante achado arqueológico de que não podemos deixar de dar nota.
O achado, em si, que remonta à era do bronze, do ano mais ou menos três mil antes de Cristo, é propriedade do Sr. Dr. Ems Ribeiro Martins, e dele fazem parte os históricos machadinhos de bronze, punhais e um cinzel.
Agradecemos ao eminente causídico a facilidade que nos concedeu de observar tão importante achado, do qual fazem parte entre as peças depreciadas, algumas em óptimo estado de conservação.
E a ser certo que a Sociedade dos Arqueólogos Portugueses não deixará de vir aqui proceder a minuciosas investigações, mais certo é já, porém, que estas peças só por si, e dadas as condições em que foram encontradas, representam o que de mais infalível existe na estadia de povos da pré-história nesta região.
Tão importantes valores da arqueologia, impõe-se ser conservados como devem, e estamos certo que o Dr. Ems Ribeiro os saberá conservar.