Ponte de Porto de Cavalos

Tem fotos da Ponte de Porto de Cavalos?
Deixe nos comentários

Ponte de Porto de Cavalos

A Ponte de Porto de Cavalos (Cepelos, Vale de Cambra) é uma ponte sobre o ribeiro do Casal (afluente do rio Caima).

Tem acesso pela EN222 (Vale de Cambra – São Pedro do Sul), km 18,5, no caminho municipal para a ponte, no lugar da Batalha.

Implantada numa zona de fundo de vale com campos em socalco abandonados, está datada dos sécs. XVII/XVIII.

Serve um antigo caminho romano pelo Monte dos Castelos, o chamado “Caminho dos Castelos”, de ligação entre Cepelos e Rôge, entre os lugares do Casal e o do Gatão, no trajecto para a Ponte do Castelo do Mau Vizinho, onde cruzava o rio Caima.

Existem várias alminhas situadas no Monte dos Castelos, colocadas numa zona de afloramentos graníticos, à face da calçada do Caminho dos Castelos.

A Ponte de Porto de Cavalos tem uma construção de corpo em alvenaria de granito, possui um único arco de volta inteira.

Junto a um dos acessos, encontram-se umas alminhas protegidas por uma estrutura em granito que enquadram um largo vão protegido com grade de madeira.

A cruz de madeira pintada que integra tábua pintada com representação popular de alminhas, mostra Cristo ao meio enquadrado por Santo António e São Miguel Arcanjo, tendo no plano inferior a Virgem Maria e as Almas do Purgatório.

(www.ippar.pt, www.monumentos.pt, www.cepelos.net)

in Sistemas Estruturantes – Caima – Anexo A, pág. 8

Nota Histórico-Artística

Localiza-se sobre o ribeiro do Casal no lugar da Batalha, freguesia de Cepelos.

Pequena ponte de aparelho rude em alvenaria de granito irregular, assente num só arco de volta inteira, com intradorso construído com aduelas dispostas na sua maior largura, onde assenta o seu tabuleiro plano, actualmente coberto por terra e sem guardas.

Junto a um dos acessos encontram-se umas Alminhas protegidas por uma estrutura em granito.

Encontra-se num caminho, localmente apelidado de romano, denominado de Caminho dos Castelos cuja calçada é visível no Monte dos Castelos, entre os lugares de Casal e de Gatão, e que fazia a ligação entre Cepedelos e Roge passando pela Ponte do Castelo.

Encontra-se integrada em meio rural mas é difícil datá-la, apontando-se para uma eventual origem medieval/moderna.

[JAMarques] Fonte