Gestão de Materiais de Embalamento na ColepCCL

gestao_materiais

por António Mário Ribeiro Nunes Moreira Mota

O projecto “Gestão de Materiais de Embalamento” tem como principais objectivos a criação de especificações e implementação de melhorias nos materiais de embalamento utilizados na ColepCCL.

Este projecto pode ser dividido em quatro fases: inventário do material de embalamento da área de Metal Packaging da ColepCCL; criação de Fichas de Especificações dos materiais de embalamento utilizados na área de Metal Packaging do site Vale de Cambra; criação de Modelos de Aprovação dos materiais de embalamento utilizados na área de Metal Packaging do site Vale de Cambra; e, numa ultima etapa do projecto, racionalização dos Materiais de Embalamento.

O inventário dos materiais de embalamento realizado consolidou as descrições e códigos, identificou materiais obsoletos e outros sem utilização. Nesta fase, os materiais de embalamento foram divididos por classes A, B e C, em função do valor de uso (quantidade anual de compra multiplicada pelo seu custo) e da influência na qualidade final do embalamento, de forma a identificar quais os materiais de embalamento a incluir nas fases seguintes do projecto.

Foram criadas Fichas de Especificações para os materiais de embalamento da classe A utilizados na ColepCCL Vale de Cambra, em que se adequaram as características dos diversos materiais de embalamento às exigências dos produtos, processos e normas.

Criaram-se modelos de aprovação, nos quais se incluem um conjunto de ensaios, para normalizar o processo de adopção de novos materiais de embalamento na ColepCCL.

Na fase de racionalização dos materiais de embalamento e após estes estarem devidamente especificados, procedeu-se à alteração de algumas características de dois tipos de matérias de embalamento que permitiu obter uma assinalável redução de custos sem alteração da qualidade do embalamento final.

Já na fase final do Projecto, abordaram-se alguns materiais de embalamento alternativos: palete de cartão e envoltório.

Estes materiais formam um embalamento Low Cost, que tem em
vista o embalamento de produtos para a área de Enchimento.

O projecto “Gestão de Materiais de Embalamento” apresenta-se como um projecto de continuidade, alargando a sua abrangência à criação de fichas de especificações, de modelos de aprovação e implementação de melhorias a todos os materiais de embalamento.

Ver em tamanho maior