Viadelenses em Santos, no Brasil. Ano de 1922.
Um deles era da família Fernandes de Viadal, irmão da nossa avó Ana, sendo, portanto, nosso tio-avô.
A foto foi tirada na:
PHOTOGRAFIA UNIÃO.
J. Marques Pereira
Maio de 1922
Rua de Santo António nº 7
Santos – Brasil.
(faz parte do nosso acervo fotográfico familiar)
Cidade de Santos no Brasil. Breve apontamento histórico.
Santos é uma cidade portuária, no litoral paulista, no Brasil. Abriga o maior porto da América Latina, que se expandiu, sobretudo, com a comercialização do café. De tão importante que este é para a economia local, aqui se situa a Bolsa Oficial do Café, desde o já longínquo ano de 1922.
As primeiras referências escritas à localidade remontam ao ano de 1504, pouco depois da descoberta do Brasil. É, contudo, a partir de 1531 que começa verdadeiramente a sua colonização com a instalação de um engenho de açucar e a comercialização de pau-brasil.
A emigração europeia, nomeadamente italiana, para a região aumentou exponencialmente com a abolição da escravatura e a ligação, em 1867, do caminho/estrada de ferro a S. Paulo.
Muitos cambrenses e arouquenses ter-se-ão dirigido então para Santos e municípios circunvizinhos. Vide foto dos dois Viadelenses, que é do ano de 1922.
Na actualidade, para além da intensa actividade comercial, Santos é um importante polo turístico, com extensas praias que atraem visitantes um pouco de todo o mundo, em geral e da grande S. Paulo, em particular (1).
Provavelmente por aquilo que ficou dito, sobre a emigração portuguesa, Santos é cidade irmã de Arouca, desde 2001. Também existe, desde 1979, em S. Paulo, o Arouca São Paulo Clube, agremiação fundada por arouquenses, aí residentes.
Anotação:
in, resumo da Wikipédia. Ano de 2016.