por Câmara Municipal de Vale de Cambra
Terra de belos recantos, a aldeia da Felgueira, localizada na freguesia de Arões, respira a natureza verde da Serra da Freita e as águas límpidas e azuis do Rio Cabrum.
Quem chega pode passear por caminhos de pedras gastas e percursos antigos, onde as habitações de granito, cobertas de lousa, contam a história de uma vida intensamente rural . A actividade agrícola, muita dela desenvolvida em socalcos, confere um colorido único à paisagem.
Anualmente realizam-se na aldeia duas importantes festas religiosas: a Festa de São Tiago e a de Nossa Senhora da Liberação.
Ao nível da gastronomia destacam-se dois pratos tradicionais: a vitela arouquesa e o cabrito da Gralheira, que podem ser degustados no restaurante da aldeia, o Mira Freita. Aproveite para visitar o posto de exposição e venda de artesanato ali próximo. Caminhar.
Consulte o panfleto e informe-se antes de percorrer o PR1.
Descrição – por sítio Vadiagem
Partindo da Felgueira, o percurso tem início junto à paragem de autocarro, seguindo depois para o núcleo daquela localidade constituído por casas antigas de construção tradicional, onde predomina o granito e o xisto.
Por entre o casario, toma-se o sentido Sul e rapidamente se alcança o antigo caminho de ligação a Carvalhal do Chão e Mouta Velha.
A atividade agrícola, muita dela desenvolvida em socalcos, confere um colorido único à paisagem.
É desta aldeia que se inicia a subida para a zona do “Alto da Carrasqueira”, sempre por caminho florestal.
Ao alcançar um estradão, segue-se pela esquerda, e pouco depois, desce-se (à direita) para Vilar e Viadal, podendo fazer-se um pequeno desvio à Poça dos Cravos.
Em dias claros este caminho oferece excelentes vistas para Norte, sendo possível observar daqui a Frecha da Mizarela.
Dirigimo-nos então ao Santuário de N. Sra. da Ouvida, erigido no local onde N. Sra terá aparecido aos pastores de Cepelos e Rôge, que vinham à serra apascentar os seus rebanhos.
O regresso à aldeia de Felgueira faz-se em plano ascendente, seguindo por asfalto até Tabaçó, e tomando um caminho florestal à saída desta aldeia para Felgueira, detentora do título de “Aldeia de Portugal”.
___
Ver informação adicional em Vadiagem