Encontra-se na EN227, na freguesia de Arões, no lugar de Souto Mau. Ao longo da estrada conseguirá observar o leito do rio e ao encontrar um pequeno percurso pedestre siga-o e encontrará a Barragem de Souto Mau.
É uma barragem situada na garganta apertada do rio Arões, construída em betão armado e com 17metros de altura. À semelhança de outras barragens, esta possui uma comporta que abastece a levada que conduz a água de rega para os campos de Souto Mau.
Como é de esperar, todos os sedimentos transportados pelo rio encontram aqui uma barreira ao seu percurso e ficam aqui acumulados, diminuindo a capacidade de armazenamento da albufeira.
Também nesta barragem é possível observar uma marmita que se encontra a jusante da barragem. Esta marmita é uma cavidade numa rocha que tem origem no redemoinhar de sedimentos provocada pela acção da água.
por Grupo Área de Projecto 12ºano
E ainda a propósito de barragens…
Barragem é uma barreira artificial, feita em cursos de água, com o objectivo de reter a água.
Esta estrutura é sobretudo utilizada no abastecimento de água em zonas residenciais, agrícolas ou industriais, na produção de energia eléctrica (energia hidráulica), ou ainda na regularização de um caudal.
As barragens têm benefícios e inconvenientes.
Os seus benefícios são: o uso da água para o abastecimento das populações, irrigação de terras agrícolas; aproveitamento hidroeléctrico e evitam inundações fluviais catastróficas a jusante, armazenando o excesso de água na albufeira.
Mas as barragens também possuem inconvenientes, pois ao longo do tempo, vão-se depositando no fundo das albufeiras materiais transportados pelo rio, o que vai diminuir a capacidade de armazenamento de água, reduzindo consideravelmente a quantidade de detritos transportados no mar, com a consequente erosão da linha costeira.
A jusante da barragem aumenta a acção erosiva vertical, aprofundando o leito do rio.
Outras desvantagens são o impacto negativo nos ecossistemas aquáticos, dificultando a passagem de peixes e de outros animais, muitos dos quais faziam a desova em zonas do rio a montante.
Afecta também os ecossistemas terrestres com a submersão de muitos destes.