Cristóvão Colon – O Português que descobriu a América

FÉRIAS EM PORTUGAL

Esta é uma história interessantíssima, que merece reflexão.

Depois da tão almejada descoberta do Mundo Novo, na viagem de regresso, seria natural supor que o almirante estivesse ansioso por dar as boas novas aos reis espanhóis. No entanto, ao invés de rumar directo a Castela, apanha uma tempestade que o leva para os Açores. Logo a seguir, nova tempestade e… quem diria, vai parar a Lisboa!

Chega ao Restelo a 4 de Março de 1493 e pede para falar com o Rei, que só o recebeu cinco dias depois, porque estava em Vale do Paraíso, na Azambuja, fugido da peste.

Cristóvão Colon – O Português que descobriu a América

Entretanto, a 5 de Março, foi visitado a bordo por Bartolomeu Dias e a 6 e 7 recebeu nobres e cavaleiros de Lisboa. A 8 foi dormir a Sacavém a 9 foi ter com D. João II a Vale do Paraíso, onde passou três dias com o Rei.

Quando partiu, a 11 de Março, não regressou à nau, foi até Vila Franca de Xira visitar a Rainha, que o chamara e com quem esteve até à noite. Depois disso, foi dormir a Alhandra. Voltou a embarcar no dia 13. Nova etapa… desta vez até Faro, onde esteve até à noite do dia 14, isto com uma tripulação espanhola ansiosa por regressar a casa e desconfiada destas andanças, os reis católicos à espera de saber que o Novo Mundo tinha sido descoberto e lhes pertencia… e ele a passear-se por Portugal!

Estranho, não é verdade?…