Há 100 anos (6)

25 de Maio de 2009
A VOZ DE CAMBRA – Nº 893

Por Cambra, há 100 anos !…

Emigração – É muito sentida a falta de trabalho, começando a emigração para o Brasil e África.
– (JC de 3/12/1911)

A debandada para o Brasil de gente deste concelho tem sido espantosa nos últimos dias. Até as próprias mulheres abalam, deixando cá ficar os maridos. É uma nova lei de divórcio. Em 1910 o número de emigrantes de todo o distrito de Aveiro elevou-se a 4.511
– (JC de 29/9/1912)

Bênção da Capela do Solar de Areias – Sexta-feira última (18/10/1912), dia de aniversário natalício do benemérito Joaquim Henriques Tavares Bastos, foi benzida a capela do solar de Areias, propriedade do mesmo benemérito, ultimamente mandada reconstruir.

O acto foi muito concorrido e assistiu a música de S. Tiago de Riba Ul que executou até às 22 horas as melhores peças do seu reportório. Foi queimado muito fogo-de-artifício, achando-se a capela lindamente iluminada a acetileno.
– (JC de 27/10/1912)

Está concluído o empedramento da estrada de Areias, desde a Lombela à Lomba. É um bom melhoramento que acaba de realizar-se, oxalá que o mesmo empedramento seguisse até à Escola Tavares Bastos, pois com a grande invernia que tem feito, encontra-se o resto da estrada intransitável.

Informam-nos que o mencionado serviço fora executado com toda as regras de arte, motivo por que felicitamos o empreiteiro, o sr. Abel Tavares de Almeida.
– (JC de 9/2/1913)

Alfredo José Correia Martins, sargento de Artilharia, regressou de Benguela, África.
– (JC de 29/3/1913)

O Povo de Cambra” – Em 27 de Abril de 1913, domingo, saiu o primeiro número do Jornal “O Povo de Cambra” (PC), Semanário Republicano Democrático, com Redacção e Administração na Quintã, Macieira de Cambra, tendo como Director o dr. Augusto Amaral e como Editor António Aguiar.

Falecimento – Faleceu, na sua casa do Cabeço de Castelões, o sr. dr. José Gomes de Almeida, de 82 anos, pais dos senhores: dr. Alberto Gomes de Almeida, da Mouta; Alfredo Gomes de Almeida, médico em Souzel; Jaime Gomes de Almeida, estudante da Faculdade de Direito; e António Alberto Gomes de Almeida, proprietário. Exerceu por várias vezes o cargo de Administrador do Concelho e presidente da Câmara e militou nos partidos regenerador e progressista.
– (PC de 2/5/1915)

A comissão municipal administrativa que substituiu a Câmara dissolvida é formada pelo Padre Joaquim Manuel Tavares, de Cabril (presidente) e pelos senhores Bernardo Soares Coelho e Tomás António da Costa Coutinho.
Administrador do Concelho – Manuel Maria da Costa Negrais.
– (PC de 9/5/1915)

O padre José Ferreira Gomes de Pinho, Vigário da Vara, ultimamente residente em Castelões, reconhecendo que pelo seu procedimento anti-republicano e anti-patriótico, não estava bem no país, retirou para Espanha.

Levou a bagagem, constando-se que por lá tenciona passar o resto da vida, internado num convento, fora das contingências a que esteve sujeito aqui por discursar a favor da Alemanha e contra a República.
– (PC de 1/8/1915)

Nota: Regressou a Castelões, pouco depois, em 14 de Agosto de 1915.

Recolha de Adolfo Coutinho