10 de Maio de 2009
A VOZ DE CAMBRA – Nº 892
Por Cambra, há 100 anos !…
Comissão Paroquial de Castelões – A Comissão Paroquial mandou proceder a uma limpeza radical, no cemitério, fazendo obras e melhoramentos que merecem o apoio dos bons cidadãos, devendo-se estes melhoramentos à iniciativa e boa-vontade do seu digno presidente, que tem sido incansável a melhorar a sua terra.
A mesma Comissão acabada de pagar o terreno para a abertura dum caminho que liga Mourio a Cartim o que é um grande melhoramento, e concorreu com 20$00 reis para uma ponte (em cimento armado) em Cabril, sobre o rio Moscoso, que custa a boa quantia de 70$000 reis, sendo o resto pago pelos cidadãos Domingos Tavares Correia, Tomaz Coutinho e padre Joaquim de Cabril, a quem cabe a iniciativa de levar a cabo tão importante melhoramento, e não sem alguns desgostos.
Também se projecta a abertura de um caminho que liga Burgães com o lugar da Igreja, para o que a comissão está empregando todos os seus meios.
Continuem sempre assim e não desanimem, porque o povo desta terra é bom, mas… tem almas negras que lhe dão conselhos muito tortos… como tortos são os conselheiros.
– (JC de 12/11/1911)
A Comissão Paroquial está procedendo à plantação de árvores no adro e ajardinação do cemitério, no que é digna de todos os elogios, pois, embora os carbonários do cruzeiro não gostem, este povo vai conhecendo que agora o dinheiro aparece e que no tempo da República se trata melhor do campo dos mortos do que no tempo do presidente da Junta, cuja administração tem muito que contar, e tendo sempre ao abandono o cemitério e a Igreja… nem lá quis o cruzeiro.
– (JC de 3/12/1911)
Consta que a Comissão concelhia da Lei da Separação é composta pelos cidadãos dr. Augusto Amaral, Tomaz da Costa Coutinho, José Pereira Dias e outro, cuja nomeação foi aqui bem recebida, pois podem fazer boa figura atenta a sua ilustração e terem na família padres que os podem elucidar para bem da Igreja e do concelho.
– (JC de 3/12/1911)
O sr. bispo-conde de Coimbra oficiou o reverendo cónego José Alves Marques, participando-lhe que ia pedir a resignação do seu bispado e incumbindo-o de governar a diocese enquanto não se efectuar a mesma resignação.
O sr. dr. Manuel Correia de Bastos Pina, que tem cerca de 80 anos, é o mais velho prelado, tomando agora a deliberação de renunciar ao bispado, em virtude do incidente suscitado há dias com o sr. Ministro da Justiça.
– (JC de 10/12/1911)
A estrada de Areias às Corgas está quase intransitável e apesar de pedirem providências, não há meio de, ao menos, conservar o que está.
– (JC de 10/12/1911)
Casamento – Consorciou-se, no dia 14 do corrente, o sr. Tomaz António da Costa Coutinho, de Cabril, com a sra. D. Maria Carolina Gomes de Almeida, da Lomba.
Foram padrinhos: por parte do noivo, o reverendo pároco de Macieira e pela noiva o reverendo Cónego Bernardo Gomes de Almeida.
Ao acto assistiram as pessoas mais íntimas, sendo no fim servido um copo de água na casa da noiva, retirando ontem para o Porto onde vão passar a lua-de-mel.
– (JC de 19/11/1911)
Caminho da Mata – Já começaram os serviços na abertura dum novo caminho na Mata, por conta da Junta, o qual importa em perto de 70.000 reis, e que é um grande melhoramento para os povos de Janardo e Silva Escura, pois de Inverno mal se podia ali passar.
Para este melhoramento subscreveram alguns cidadãos, dando assim uma prova da confiança que têm na Comissão e do desejo em a sua terra ser melhorada, no que são dignos de todos os louvores.
– (JC de 12/11/1911)
NOTAS A LÁPIS – Com suas esposas, regressaram do Porto os senhores Domingos Tavares Ciorreia e Tomás António da Costa Coutinho.
– (JC de 26/11/1911)
Bodas de Prata de José António Martins – José António Martins nasceu em Coelhosa, filho de Sebastião Martins e de Ana Martins. Foi para o Brasil em 1886. Negociante de vinhos na Rua Uruguayanna, nº 27 – Rio de Janeiro.
Regressou de vez a Coelhosa em 1898. Colocação da primeira pedra da Capela de Coelhosa em 3/9/1899. Novo templo sagrado em 24/8/1902.
– (JC de 18/6/1912)
Casamento – Casou, na Capela de Coelhosa, Alzira, Filha de José António Martins, com Augusto Gomes Júnior, de Espinho.
– (JC de 12/5/1912).
Alguns cavalheiros que aqui se encontram caçando e hospedados na Casa da Igreja, entretêm-se, à noite, vestindo a roupa eclesiástica do capelão e andam pelos tascos fazendo troça do caso, com reparos deste povo.
Será bom que a digna autoridade dê providências e que o capelão feche as suas vestes para evitar abusos, porque a lei manda respeitar todas as crenças.
– (JC de 3/12/1911)
Faleceu em Moldes o sr. António Ferreira do Valle Quaresma, pai de António Ferreira do Valle Quaresma e sogro do dr. Alberto Augusto Gomes de Almeida, da Mouta.
– (JC de 3/12/1911)
Recolha de Adolfo Coutinho