Há 100 anos (4)

Há 100 anos (4)

25 de Abril de 2009
A VOZ DE CAMBRA – Nº 891

Por Cambra, há 100 anos !…

Registo Civil em Cabril – O professor Tomás Tavares de Oliveira Coutinho foi nomeado encarregado do posto do Registo Civil de Castelões.
– (JC de 2/4/1911)

Primeiro casamento civil – O primeiro casamento civil celebrado na freguesia de Castelões, foi entre o senhor Albino Caetano, artista carpinteiro e a senhora Maria da Silva.
– (JC de 23/4/1911)

O Jornal de Cambra – O Jornal de Cambra deixa de ser propriedade de Camilo Tavares de Matos e Manuel de Almeida Martins (tendo como Director Manuel A. Martins e Editor Camilo Tavares de Matos). Passou a ser Director e Editor Luís Marques de Castro e Administrador F. Pereira da Silva.
– (JC de 14/5/1911)

NOTAS A LÁPIS: Partiu para Entre-os-Rios o benemérito deste concelho, sr. Abílio António Martins de Pina.
– (JC 3/9/1911)

Padre Manuel Martins de Pinho – Em 3 de Junho de 1911 faleceu o Padre Manuel Martins de Pinho, pároco de Macinhata da Seixa, com apenas 28 anos de idade. O funeral realizou-se de Coelhosa para o cemitério de Castelões.
– (JC de 11/6/1911)

Lei da separação – No dia 25/6/1911, em harmonia com a lei da separação, procedeu-se ao arrolamento dos bens da Igreja desta freguesia sem que houvesse qualquer incidente, sendo digno de louvor o procedimento correcto e justo do digno administrador.
– (JC de 29/7/1911)

NOTAS A LÁPIS: De França regressou à sua casa de Areias, deste concelho, o sr. Domingos Tavares Correia e Família.
– (JC 3/9/1911)

Dr. Adolfo Coutinho – Foi transferido da comarca da Covilhã para a de Vila Verde, o Dr. Adolfo de Oliveira Coutinho que há já bastante tempo está exercendo, em comissão de serviço, o cargo de Administrador do Concelho de Macieira de Cambra.
– (JC de 3/9/1911)

NOTAS A LÁPIS: Regressou à Vila da Feira o sr. Tomás da Costa Relvas e Esposa.
– (JC 3/9/1911)

Ponte de Aguincheira – Informam-nos alguns moradores de Aguincheira que uma ponte que ali existe sobre o Caima, dando passagem para Burgães, Macieira e outras localidades, fora, há tempo, destruída pela enchente do rio.

Em vista disso, os ditos moradores, agora sem meio de passagem, a não ser por sobre uns calhaus que se elevam um pouco acima da água, quando o Caima não vai muito cheio, trataram de requerer à Câmara a construção de uma nova ponte, mesmo de pequena despesa, mas até ao presente ainda nada se resolveu.
– (JC de 8/10/1911)

NOTAS A LÁPIS: Partiu para Espinho o dr. António Joaquim de Matos – (JC de 26/11/1911).

Assalto à Igreja de Castelões – Na noite de terça para quarta-feira última, os larápios, servindo-se duma escada, subiram à torre da Igreja de Castelões, e uma vez ali, desceram para o coro podendo introduzir-se na Igreja, de onde roubaram algumas pratas no valor de 20$000 reis. Refinada malandragem!
– (JC de 24/9/1911)

NOTAS A LÁPIS: Chegou à sua casa de Função, freguesia de Roge, o dr. Domingos Nogueira e Família.
– (JC de 17/9/1911)

Dr. José Luciano Correia de Bastos Pina – Acaba de ser promovido a Juiz de 3ª classe e colocado em S. Vicente, este nosso ilustre amigo e conterrâneo, que vinha de há muito exercendo o cargo de Delegado do Procurador da República na comarca de Ovar.
– (JC de 24/9/1911).

Padre Manuel Tavares Lages – Acaba de receber a ordenação de presbítero o sr. Manuel Tavares Lages, da Chã de Junqueira.
– (JC de 1/10/1911)

NOTAS A LÁPIS: Partiu para o Porto o sr. Luiz Bernardo de Almeida.
– (JC de 17/9/1911)

Do Brasil – Regressou à sua linda vivenda de Burgães o sr. Frederico Lourenço de Almeida, que há meses tinha partido para o Rio de Janeiro, a fim de tratar dos seus negócios.
– (JC de 10/9/1911)

Escola do Covo – Mais uma vez… Apesar das providências pedidas pela Comissão Paroquial de Castelões para reparar os telhados da Escola Tavares Bastos, ainda até hoje nada se fez.

Aproxima-se o Inverno e teremos de ver o estrago completo daquele edifício, quando apenas ali faltam 20 telhas para reparar os telhados. Uma cousa de tão pouco dinheiro não será feita? E depois digam que os beneméritos acabaram… – (JC de 10/9/1911)

NOTAS A LÁPIS: Partiram: para Borba de Godim, o dr. Domingos de Almeida Brandão; para o Porto, o sr. António de Almeida Veloso; para Arrifana, o sr. José Soares Barbosa da Cunha; para a Vila da Feira, o sr. Tomás da Costa Relvas.
– (JC de 17/9/1911)

Foi pedida em casamento a gentil menina Maria Carolina Gomes de Almeida, da Casa da Lomba, pelo sr. Tomaz da Costa Coutinho, de Cabril.

Consta que o local onde se acha erecta a capela da Senhora da Saúde vai em breve ser melhorado como é da vontade do digno administrador do concelho.

Fazemos votos para que assim seja porque é uma vergonha para esta freguesia estar tão ao abandono aquele local, visitado por milhares de forasteiros, por ocasião das festividades que ali é de uso realizar-se em Agosto. Vamos a ver…
– (JC de 22/10/1911)

NOTAS A LÁPIS: Depois de ter passado uma temporada em Lisboa, partiu de novo para Lobango, África, o sr. Manuel Martins Santiago.
– (JC de 26/11/1911)

Recolha de Adolfo Coutinho