25 de Março de 2009
A VOZ DE CAMBRA – Nº 889
Por Cambra, há 100 anos !…
Barão de Areias – No dia 5 de Agosto de 1908, na capela do Solar de Areias, foi celebrada uma missa sufragando a alma do Barão de Areias. Foi celebrante o reverendo Padre Joaquim de Cabril e distribuídas esmolas dadas pelos actuais possuidores da casa.
– (JC de 9/8/1908)
À sua bela residência em Areias e do Rio de Janeiro, Brasil, chegou o senhor Domingos Tavares Correia e esposa.
Foi nomeado pároco de Macinhata da Seixa o Padre Manuel Martins de Pinho, de Coelhosa
– (JC de 13/9/1908).
O Padre Abel da Silva Marques foi colocado como pároco encomendado de Canidelo, Vila Nova de Gaia
– (JC de 20/9/1908).
O sr. Joaquim Henriques Tavares de Bastos, do Solar de Areias, ofereceu às escolas de Junqueira e Arões dez mil réis para serem distribuídos pelos alunos pobres
– (JC de 1/11/1908).
Realizou-se, no dia 1 de Novembro de 1908, a eleição municipal deste concelho sendo eleita a lista apresentada pelo partido progressista, composta pelos cidadãos:
Efectivos: Manuel Tavares de Amorim, Manuel de Oliveira Campos, Joaquim Augusto Tavares, António Bernardo Gomes de Almeida e Manuel Maria da Costa Negrais;
Substitutos: Manuel de Almeida Martins, Padre Manuel de Almeida Oliveira, Francisco de Almeida Brandão, Manuel Tavares de Pinho e Manuel Martins de Pinho Júnior.
Concorreram às urnas os republicanos que obtiveram na assembleia de Macieira 38 votos. Figuravam na sua lista, entre outros, nomes de dois cotados regeneradores. Suas excelências teriam conhecimento do facto? E nesse caso, mantém-se onde estavam ou filiaram-se neste partido?
A lista dos republicanos era composta por:
Efectivos: Padre Joaquim Tavares de Oliveira Coutinho, Tomás Correia do Amaral, Abel Adriano Pinheiro e Silva, Manuel Tavares de Paiva, António Augusto de Aguiar;
Substitutos: Francisco Tavares de Almeida, Manuel de Almeida Pinheiro, Manuel Joaquim da Costa, João de Oliveira e Costa, Francisco Luiz de Almeida.
Os regeneradores não concorreram.
Esta Câmara esteve em exercício desde 1909 a 1910.
– (JC de 8/11/1908)
Despachos Eclesiásticos – Acaba de ser nomeado pároco da freguesia de Cepelos o reverendo Padre Joaquim Augusto Tavares, que já há tempo exercia ali esse lugar interinamente, como pároco encomendado.
Também acaba de ser nomeado pároco encomendado para Borba de Godim, Lixa, o reverendo dr. Domingos de Almeida Brandão, de Algeriz.
– (JC de 24/2/1909)
Câmara Municipal
– Presidente: Manuel de Oliveira Campos;
– Vereadores: Manuel Maria da Costa Negrais, Padre Joaquim Augusto Tavares, Padre Manuel Tavares de Amorim e António Bernardo Gomes de Almeida.
– (JC de 24/2/1909)
Escola do Covo – Donativo – Pelo Padre Joaquim Manuel Tavares foram entregues, no passado domingo (7/2/1909) à Escola de Castelões, para exercícios das crianças, os seguintes objectos: uma lousa, uma caixa métrica, um contador mecânico e um mapa de pesos e medidas, donativos do nosso conterrâneo e grande benemérito, sr. Joaquim Henriques Tavares Bastos.
– (JC de 14/2/1909)
Faleceu em 6/3/1909 o dr. António Correia do Amaral, de Roge, antigo médico municipal deste concelho e há alguns anos aposentado. Era pai de: dr. Augusto Amaral, Emilio Amaral, padre Tomaz Amaral e padre Avelino Amaral.
– (JC de 7/3/1909)
O benemérito Joaquim Henriques Tavares Bastos, ofereceu vestuário para algumas crianças das escolas de Junqueira e de Arões.
– (JC de 14/3/1909)
Festa da Escola Tavares Bastos – Ao reverendo padre Joaquim de Cabril, a cuja iniciativa se deve esta festa, já foram oferecidos: pela senhora D. Alzira de Oliveira Martins, 434 metros de fazenda e 6 dúzias de lenços para a cabeça; de João Tavares Alves, 4 lenços de seda e uma aliança de ouro; de Luiz Marques de Castro e família, um estojo com uma pena de prata; de D. Hermínia de Castro Silva, um par de brincos de ouro; de D. Adelaide de Castro e Silva e família, uma aliança de ouro; de Alfredo Castro e Silva e família, idem; do reverendo Manuel de Almeida Sobreiro, um lenço de merino.
Programa da festa: às 8 horas da manhã, chegada da filarmónica de S. Tiago de Riba Ul ao Pinheiro Manso, onde a espera a comissão, seguindo para a escola; às 10 horas, missa solene na igreja a que assistem todas as crianças, e bênção da bandeira; à 1 da tarde, bodo às crianças na casa de Cabril; às 4 e meia distribuição dos vestuários e prémios às alunas, e à noite, arraial no largo da escola, iluminação, fogo e música até à meia-noite
– (JC de 21/3/1909).
O benemérito Abílio Martins de Pina, de Coelhosa, distribuiu, em 18/4/1909, uma boa soma de esmolas aos pobres mais necessitados da freguesia de Castelões. Depois de curta demora no solar de Coelhosa, partiu para o Rio de Janeiro o sr. José António Martins Junior, filho do sr. José António Martins, abastado capitalista do lugar de Coelhosa. Segundo consta, o elegante rapaz vai dedicar-se à vida comercial na grande capital brasileira
– (JC de 18/4/1909).
Prémio – Foi conferida a medalha de ouro, na exposição realizada no Rio de Janeiro, ao azeite “Solar de Coelhosa”, artigo apresentado pelo sr. José António Martins Júnior
– (JC de 2/5/1909).
Manifestação – Tendo o sr. José António Martins mandado construir um tanque para uso do público, no lugar de Coelhosa, o povo em sinal de agradecimento e regozijo esperou-o no seu regresso de Melgaço, com uma manifestação imponente, levantando vivas
– (JC de 8/8/1909)
Missa – Quinta-feira última (5/8/1909), aniversário do falecimento do Barão de Areias, celebrou missa na capela do mesmo Solar, o reverendo padre Joaquim de Cabril, à qual assistiram muitas pessoas amigas do falecido, distribuindo-se, no fim, esmolas aos trabalhadores mais pobres da casa
– (JC de 8/8/1909).
Exame – Em Aveiro, fez exame para mestre-de-obras o sr. Abel Tavares de Almeida, de Mourio, digno regedor de Castelões
– (JC de 22/8/1909).
Recolha de Adolfo Coutinho