por Carina Leite, Clara Rocha e Rui Cruz
O estudo desenvolvido é do tipo observacional descritivo-correlacional e transversal, realizado em duas freguesias do concelho de Vale de Cambra.
Introdução: O Estado português tem vindo a implementar medidas políticas no sentido de promover a difusão do mercado dos medicamentos genéricos.
A importância destas políticas do medicamento prende-se com o facto de se gerar poupanças tanto para os consumidores como para o Serviço Nacional de Saúde.
Apesar de na última década ter havido um aumento do consumo de medicamentos genéricos em Portugal, a taxa de consumo de 27% está longe de atingir os níveis dos países do norte da Europa (> 50%).
Interessa então averiguar, numa outra perspetiva, qual a perceção que o consumidor tem acerca do medicamento genérico.
Objetivo: Este estudo teve por objetivo determinar qual o núcleo central e o núcleo periférico das representações sociais do medicamento genérico pelos consumidores portugueses.
Metodologia: Utilizou-se a Teoria das Representações Sociais e a Teoria do Núcleo Central como suportes teórico-metodológicos e como instrumento de recolha de dados escolheu-se um questionário associado a um teste de evocação livre de palavras aplicado a 100 consumidores no ato de compra de medicamentos, em duas farmácias do concelho de Vale de Cambra.
Conclusão: As representações sociais percecionadas pela nossa amostra possuem um núcleo central constituído pelas categorias Preço/Custo, Dúvida, Igual e um núcleo periférico representado pelas categorias Sem marca, Reduzida Informação, Acesso, Com Qualidade e Concorrência. Através do estudo das suas representações sociais, podem ser idealizadas futuras estratégias que visem a melhoria da implementação da política de medicamentos genéricos no país.