por Ângelo Augusto da Silva Pinho
Ao elaborar este pequeno trabalho sobre o Ensino em Vale de Cambra, tive a preocupação de, para além das referências e notas relativas ao município, contextualizar o mesmo no período da Primeira República até ao final do século XX, informando dos valores e princípios dominantes, das ideologias presentes.
Tive a preocupação de referir-me à figura do “Regente Escolar”, como alternativa ao professor diplomado, quer no tempo da Primeira República quer no período do Estado Novo.
Os primeiros professores, as primeiras escolas, o surgimento do ensino liceal, a escola comercial e industrial e a Escola Secundária,tinham que ser obrigatoriamente mencionadas.
As principais fontes de informação foram os Jornais Locais, o Arquivo Histórico da Câmara Municipal, o Arquivo da Escola Primária de Macieira de Cambra, um trabalho do Prof. Adelino Augusto de Almeida e um outro de Maria Clara P. V. Marques. Utilizei também as entrevistas efectuadas a alguns valecambrenses.
Sobre o espólio fotográfico, servi-me de três fotos publicados por na obra Portugal do século XX, as restantes do espólio da Câmara Municipal e ainda de arquivos pessoais.
Trocam-se alguns paralelos com o ensino de ontem e o de hoje.
Propositadamente, não se faz qualquer referência à Escola Apostólica de Macieira de Cambra, que funcionou entre os anos de 1935 a 1958, porque entendemos que este deve ser objecto de um estudo particular.
Concluiu-se este trabalho com alguns princípios que deveriam nortear a educação das nossas crianças.