Técnicas e ferramentas para manutenção preditiva na Colep

Técnicas e ferramentas para manutenção preditiva na Colep

por Diogo Carlos Melo de Pinho Campos

A manutenção preditiva tem tido um grande crescimento nos últimos anos. Este tipo de manutenção implica a aquisição de equipamentos de medição de vibrações, de termografia, de tensões, entre outros.

Cada vez mais as empresas têm apostado na manutenção preditiva para
diminuir as paragens não programadas de equipamentos, ajustar os planos de manutenção preventiva e conhecer a actual condição física dos equipamentos.

Contudo, o alcance destes resultados só é possível caso exista um processo de manutenção preditiva completo e bem definido.

A dissertação aqui apresentada foca-se na criação de etapas para a execução da manutenção preditiva para a empresa Colep.

Foram desenvolvidas no âmbito deste trabalho instruções para o funcionamento com os equipamentos de medição, definidos limites para avaliação dos equipamentos, criada uma ferramenta de monitorização dos valores das medições realizadas e acompanhado e avaliado o evoluir das condições físicas dos equipamentos.

As instruções de funcionamento para os equipamentos de medição foram elaboradas com o objectivo de normalizar os passos necessários para a correcta definição dos parâmetros de medição.

Na medida em que qualquer desvio pode influenciar os resultados das medições e prejudicar a avaliação realizada ao equipamento.

Os limites para avaliação dos equipamentos foram definidos através de normas, informações técnicas e programas informáticos específicos.

Esta definição possibilita a avaliação e classificação dos equipamentos em função dos valores obtidos com as medições realizadas.

A ferramenta de monitorização do valor das medições, e respectivo controlo relativamente aos limites definidos, proporciona uma rápida interpretação dos resultados obtidos e diminui o tempo relacionado com a procura dos resultados das medições.

Por fim, a realização de medições em alguns equipamentos permitiu testar o processo desenvolvido para a manutenção preditiva, bem como avaliar a condição actual desses equipamentos.

Com o desenvolvimento destas etapas foi construído o processo para a manutenção preditiva, contudo, o processo deve ser melhorado continuamente com vista à obtenção de melhores resultados.

Ver em tamanho maior