As freguesias do distrito de Aveiro nas Memórias Paroquiais de 1758

Os estudos introdutórios à edição das Memórias pretendem situar a escrita e contributo destes textos para a descrição desta grande região histórica, humana e social que forma a grande unidade da Região Natural e Província da Beira Litoral ou Beira Mar.

Um primeiro tópico é dirigido à fixação dos aspectos essenciais da sua Região Natural e Território Político, ao tempo da redacção das Memórias. A descrição regional, física e humana, é tarefa que vai abreviada.

O segundo tópico é dirigido à fixação do quadro concelhio da região, actuante ao tempo da redacção das Memórias. Estamos aqui, em território beirão, solar do mais antigo municipalismo português.

O terceiro tópico trata da Paróquia. Este é, sem dúvida, o tópico mais desenvolvido, de onde se pretende entrever as bases e suportes da construção do edifício da ordem social e política local e também a englobante concelhia e regional, nacional, senhorial, régia e eclesiástica, nos seus desenvolvimentos e articulações.

O quarto tópico pretende fixar os elementos da cultura religiosa das comunidades paroquiais, medida e suportada no Devocionário inscrito nos patronos e imaginária das igrejas matrizes, capelas e dedicações das confrarias, votos e romarias.Memórias Paroquiais

Ver em ecrã grande