Escritora, actriz, encenadora e professora
De novo uma mulher… a ausência de contacto…. uma espera interminável que vai sempre dar ao mar que os viu chegar.
Este livro, segundo livro de poesia da autora, pretende novamente alertar para a solidão que caracteriza a nossa sociedade. O isolamento humano é gritante e desesperante…
Esta mulher vive numa casa, num quarto vazio, onde as paredes e o chão e o tecto são as memórias de um amor ausente…
Mais dramático do que o “Vesti-me de Vermelho [para que me visses no meio da multidão], o livro “Pinta-me de Azul e vem ver o mar – Poemas de Amor e Morte“ retrata uma mulher na encruzilhada da vida, entre o viver e o esperar, e o morrer e ser livre desse amor que a isola e exaspera… a morte é a solidão… a solução é a morte.
A vida sem o seu amor é demasiado dolorosa… a praia viu-os chegar e o mar abraçou-a pela última vez… finalmente foi feliz, no altar que edificou no âmago do seu amor e na praia que os viu nascer…
Vesti-me de vermelho [para que me visses no meio da multidão…] foi apresentado “em casa”, numa sessão em que se abordou o processo de escrita, o processo de edição e o espectáculo de teatro de que serve de base ao livro de poesia.
O desfilar dos pensamentos de mulher que vive no sótão das suas memórias está latente nas páginas da obra.
São memórias de uma relação que sonha e que não se sabe se alguma vez chegou a existir, por falta de coragem em assumir o que sente.
Este projecto pretende provocar um acordar para uma realidade constante e crescente e ajudar a refletir sobre a nossa incapacidade de demonstrar amor.
São poemas que surgiram de forma espontânea, resultado de uma reflexão silenciosa sobre uma realidade que se torna gritante.
O ser humano é um ser emocional. Que não nos falte a coragem para assumir o amor.
CMVC
Depois de escrever o livro, Susana Paiva levou-o à cena, no Centro Cultural de Macieira de Cambra.
Susana Paiva é natural de Vale de Cambra.
Além de escritora, é também actriz profissional, encenadora de teatro de amadores e professora de expressão dramática e de teatro.
Inicia o seu percurso artístico, em 1999, no TeatrUBI, na Covilhã, onde exerceu funções de actriz, até ser directora do grupo em 2002.
Ingressa na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), no Porto, em 2003, no Curso de Teatro/Interpretação, e obtém licenciatura em 2007.
Em 2011, obtém o Mestrado em Encenação/Interpretação e, em 2014, conclui a Pós-graduação em Teatro e Comunidade.
É actriz profissional em várias companhias teatrais, de entre elas, Teatro Art’Imagem, Teatro do Bolhão e Dream Metaphor, onde, nesta última, participa também como autora de textos dramáticos e poéticos.