Conta-me 1 poema
Amílcar Covelo, o multifacetado, aqui a dizer um poema seu.
Quem é?
Professor e escritor clandestino ou escritor assumido e professor no coração?
Amílcar Covelo – Professor-poeta, Escritor de emoções.
Comentário de Jesus Silva
Este teu/nosso Romance “O Filho do Doutor” considero-o um exemplar trabalho literário e cultural, a ser divulgado por todas as escolas do concelho de Vale de Cambra, muito especialmente nas freguesias de Arões, Junqueira e Cepelos e com palestras abertas às populações e comunidades locais.
Esta leitura levou-me a velhas lembranças e ao reavivar da memoria dos velhos usos, costumes, crendices e tradições passadas que não poderemos deixar morrer.
Eu fui um grande amigo do Dr. Teixeira Pai e do filho, Dr. António Júlio, bem como do Dr. Arnaldo com que tive muitas e agradáveis conversas, em que vinham sempre à baila histórias contadas desses tempos difíceis do exercício da medicina, bem como da realidade política da época e que tu tão bem descreves e contas.
Os meus parabéns por tão importante trabalho didáctico pedagógico e cultural. Para uma melhor compreensão do romance por esta juventude seria importante um glossário dos termos populares da altura e o seu significado.
Uma outra sugestão que entendo ser de relevante interesse era adaptar o romance a uma peça de teatro, o que, pela história contada, seria de fácil adaptação, isto por quem entende.
Jesus Silva
Qual será o maior sonho do mundo?
Neste livro os leitores são transportados numa viagem intimista, rica de pormenores, em que o herói/menino nos cativa do princípio até ao fim da história.
Este gaiato leva-nos a refletir sobre a relatividade dos sonhos. Cada um tem os seus e todos são igualmente importantes.
Sentimos inveja da ligação da criança com os animais, cada vez mais ausente na sociedade atual.
Aprendemos também uma lição maravilhosa:
“Todos precisamos de quem confie em nós e de quem nos estimule e encoraje a ultrapassar as dificuldades”.
A ilustração, por outro lado, permite-nos estar com o menino no seu mundo e isso é maravilhoso.
Um livro a ler. Sem dúvida.
Elisabete Gonçalves
A infância, lugar onde moram os sonhos mais puros e inocentes, é também o tempo do perdão mais genuíno e verdadeiro e onde crescem as raízes da amizade mais sincera!
Uma narrativa cativante e escrita com deliciosa mestria!
Obrigada, Amílcar Covelo! 5⭐
Clarisse Costa