Sopa da pedra
Temos as melhores castanhas que existem. Por que não juntar castanhas a uma sopa da pedra?
Castanha
Feijão encarnado
Orelha de porco
Toucinho fumado
Chouriço de carne
Morcela
Entrecosto
Farinheira
Azeite
Cebola
Couve lombarda
Massa cotovelo
Tomate
Batatas
Cenoura
A sopa da pedra com castanha começa com o demolhar do feijão encarnado, que depois é cozido juntamente com as carnes e os enchidos e reserva-se a calda do feijão.
A farinheira deverá ser cozida à parte.
As carnes deverão ser retiradas conforme vão ficando cozidas.
Posto isto, passamos ao refogado, coloca-se o azeite numa panela e a cebola picada, deixa-se apurar um pouco para adicionar o tomate até ferver.
Adiciona-se ao preparado um pouco de calda de cozer o feijão, as carnes cortadas aos pedaços, os enchidos em rodelas e os legumes cortados em camponesa até ferver.
As massas e o feijão encarnado são os últimos e entrar na panela. Este prato deve ser servido bem quente e acompanhar com fatias de pão caseiro.
Conta-se que um frade, preocupado com o facto de ainda ninguém o ter convidado para comer, chegou junto de uma casa brasonada e pediu à cozinheira para o deixar fazer uma sopa de pedra.
Os ingredientes eram fáceis de obter: um tacho com água, sal e uma pedra do rio. Mas em pouco tempo o frade foi pedindo vegetais, carnes, enchidos, azeite; pouco tempo depois tinha uma abastada e rica sopa.
A tradição da pedra ainda se mantém, sendo servida dentro da terrina da sopa.
Receita de Clara Almeida
Texto e fotos: Vale + Social
Revista Montanhas Mágicas, n. 21 – ADRIMAG