Senhor dos Passos – Janardo

Informação gentilmente enviada por Jesus da Silva

O monumento do “Senhor dos Passos”, em Janardo, foi mandado construir por Augusto Tavares da Silva, em agosto de 1936.

Conforme referido na Monografia “Vale de Cambra” de Martins Ferreira, e segundo descrição feita numa carta dirigida ao então Presidente do Conselho de Ministros, o monumento ao Redentor Senhor dos Passos das Almas, no alto de Janardo, é uma escultura “em tamanho natural de homem forte, em pedra Ançã, feita dum só bloco, colocada num pedestal em esquadria, com 5 metros de altura, revestido este com seixos de formatos naturais, com uma base em esquadria de 5 metros de diâmetro que termina em pião com a largura do sopé da imagem.”

O escultor do Senhor dos Passos era de Coimbra, onde foi feita a imagem em pedra Ançã, num só bloco e que pesa cerca de uma tonelada. A imagem de Nossa Senhora de Fátima é de mármore e foi colocada mais tarde, no dia 25 de dezembro de 1955. Posteriormente foi também colocada ali uma imagem de S. José.

Recolha de Adolfo Coutinho

Mais pormenores em “Memórias Soltas III”, editado em 2019 e ainda disponível para venda – ([email protected])

As primeiras fotografias abaixo reproduzidas mostram o monumento na sua forma primitiva e a procissão realizada em 25 de dezembro de 1953 para levar a imagem de Nossa Senhora de Fátima desde a vila de Vale de Cambra até Janardo.

O monumento do Senhor dos Passos e seu espaço envolvente foram recentemente restaurados por iniciativa de Jesus Tavares da Silva, que nos facultou a seguinte descrição e fotos atuais:

Estado atual deste monumento

“Esta é a situação atual do Senhor dos Passos das Almas e sua área envolvente após restauro, pintura e cobertura e tratamento do jardim da parte interior envolvente à imagem e colocação de placa em homenagem a meu pai Augusto Tavares da Silva. Trabalhos executados nos meses de junho, julho e agosto de 2021.

Para o próximo ano esperamos executar trabalhos de melhoramentos nos terrenos envolventes que são propriedade dos Herdeiros de Augusto Tavares da Silva – Jesus Tavares da Silva, Herd de Augusto Tavares da Silva (filho) e Herd de Maria Tavares da Silva.”

Recolha de Adolfo Coutinho

Mais pormenores em “Memórias Soltas III”, editado em 2019 e ainda disponível para venda – ([email protected])

Fotos de Jesus da Silva