Rua tricotada

Rua tricotada
Exposição suspensa
na Rua Pedonal Dr. Domingos de Almeida

Rua tricotada

Texto e fotos: CLDS 4G Vale+Social

Durante o mês de maio’22, os ateliês Saber & Arte nas freguesias de Arões, Rôge e Vila Cova de Perrinho encheram-se de cor.

As senhoras que os integram foram desafiadas a participar no projeto Biblioteca Tricotada 2022, desenvolvido e dinamizado pelo Município de Vale de Cambra, através da Biblioteca Municipal.

Este projeto, com o propósito de trazer de volta uma tradição esquecida e, sobretudo, valorizar os saberes e aptidões das senhoras na arte dos lavores, visou a elaboração de quadrados coloridos em tricot e/ou crochet.

Foram muitas as instituições e entidades do concelho de Vale de Cambra que colaboraram neste projeto, num total de cento e quarenta participantes.

Horas de dedicação e trabalho que consumiram trezentos e noventa e oito novelos de lã.

Fios e fios que, depois de tricotados, originaram as quatrocentas peças que se encontram suspensas, a embelezar e colorir a Rua Pedonal Dr. Domingos de Almeida e que foram apresentadas no âmbito das Festas do Município e de Santo António.

Trabalho feito, agulhas pousadas, chegou o momento de desfrutar e apreciar o trabalho realizado.

Não obstante a inauguração da exposição Biblioteca Tricotada ter decorrido no dia 28 de maio’22, foi no dia 9 de junho’22 que as senhoras dos ateliês Saber & Arte puderam apreciá-la.

Rua tricotada

De olhos atentos ao trabalho exposto, ficaram maravilhadas pela beleza para a qual também contribuíram.

Revista Montanhas Mágicas – MAGazine n. 20
ADRIMAG