A fundação do Grupo Cultural e Recreativo “Os Camponeses de Sandiães” remonta a 1975, e deve-se a uma recolha feita para o então Serviço Cívico, pelo Dr. António Marques Maurício da Rocha, com a colaboração de várias pessoas do lugar de Sandiães.
O Grupo actuou pela primeira vez nas Festas de Santa Luzia no lugar de Azagães – Carregosa – Oliveira de Azeméis, a 13 de Dezembro de 1976, constando nos seus estatutos como principal objectivo a divulgação do folclore da região.
Tem sede própria no lugar de Sandiães, o que se deve ao dinamismo e mecenato do seu primeiro Presidente o empresário, David Moreira da Costa.
Usa os trajes típicos do Século XIX e início do XX, trajes domingueiros de lavradores, noivos, romeiros, ricos, ceifeiras e vindimadores.
A sua tocata é constituída por acordeões, viola, violão, cavaquinho, ferrinhos e bombo; e as danças e cantares mais característicos são os viras, rusgas, tirana etc. típicos do folclore do Concelho de Cambra aos quais se ligam aspectos serranos da bacia do Vouga com influência vareira e das Terras de Santa Maria. »
Acompanhar no Facebook