O Tropical
[Leitura cómoda]UM POUCO DE HISTÓRIA
Fundado em 1962, por António Almeida Vide e Maria Áurea do Céu Tavares Vide, o Restaurante Tropical traz na sua génese o calor dos trópicos, fruto da aventura vivida pelo casal fundador na ex-colónia Portuguesa de Angola.
Na década de 60, Portugal, sob o regime ditatorial de Salazar, era ainda uma potência colonial, nesta altura a braços com os movimentos independentistas e com uma disputa Diplomática na ONU sem precedentes, com o objectivo de justificar os seus intentos de uma Nação Ultramarina una e indivisível. Todavia, os movimentos independentistas nas ex-colónias europeias há muito que tinham dado os seus frutos, e como sabemos, Portugal não foi excepção.
DE ANGOLA PARA PORTUGAL
Quiseram as vicissitudes dos tempos, e a vontade dos homens, que uma inusitada viagem de férias a Portugal, para visitar os familiares, se tornasse numa viagem sem regresso.
As notícias dos primeiro levantamentos independentistas surgem em 1961, tendo como epicentro os massacres terroristas em algumas províncias do norte de Angola, onde se inclui S. Salvador do Congo (hoje conhecida com M’Banza Kongo), a pequena cidade onde aprendemos alguns dos segredos que podem degustar hoje.
Assim nasceu aquele que é o restaurante-churrasqueira mais emblemático de Vale de Cambra que foi dado à estampa pelo jornal Expresso, no Guia Tascas, Petiscos & Doces.