Isa Monteiro trata o Professor Robert S. Langer por “Bob”, desenvolveu investigação científica no conceituado Massachusetts Institute of Technology (MIT) e investiga actualmente na Harvard Medical School (HMS).
E isso não é só: até hoje, já assistiu a aulas de Prémios Nobel da Física, da Medicina, da Química, da Economia ou da Paz e a palestras dadas por indivodualidades como Obama ou o Mark Zuckerberg, fundador do Facebook e conviveu de perto com o saudoso e também ele, cientista, médico e investigador, Dr. Manuel Luciano da Silva.
Isa Monteiro é uma jovem cientista e valecambrense!
Em 2009 fez o doutoramento em Bioengenharia, área de conhecimento de Medicina Regenerativa e Células Estaminais e a partir daí nunca mais parou!
Assume-se como uma pessoa “empreendedora” e que precisa de tomar iniciativas e de criar e encontrou no curso de Engenharia Biomédica na Universidade do Minho, o primeiro passo para não ficar parada e saciar a sua curiosidade por esta área.
Ao juntar a investigação com as novas tecnologias percebeu que “a investigação nos dá a possibilidade de mudar o mundo para melhor”.
De Portugal voou até à Alemanha com uma bolsa do Serviço Alemão de Intercâmbio Académico onde aprendeu alemão e continuou a desenvolver a sua investigação – através de outra bolsa – sobre Terapia Fotodinâmica na Universidade Técnica RTWH Aachen, em colaboração com o Instituto Fraunhofer.
Foi desta forma que avançou no seu projeto de mestrado em que o objetivo era tratar tumores cerebrais, utilizando um endoscópio minimamente invasivo.
Os planos da Isa passavam, nesse momento, por ficar pela Alemanha, mas – coincidência ou… nem tanto (há quem defenda que não existem coincidências!), em 2007 é criado o programa MIT-Portugal que incentivava a investigação portuguesa em colaboração com as melhores universidades norte americanas.
E foi aqui que o mapa da Isa Monteiro alargou ainda mais, tendo sido aceite no MIT, na área de Bioengenharia e escolhendo o tópico de Medicina Regenerativa para o seu doutoramento.
Para o realizar, foi-lhe atribuída uma bolsa de quatro anos pela Fundação para a Ciência e Tecnologia!
No meio de todos estes projetos ainda lecionou Fisioterapia na Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto.
Não teremos que avançar muito mais para reafirmar que O QUE É NOSSO É BOM (!) e que basta acreditar e empreender para realizar sonhos. Neste caso, é o sonho de uma jovem cientista que, para nossa sorte, é Valecambrense, nascida e criada, e que traz sempre Vale de Cambra no coração, mesmo quando nos corredores do Langer Lab do MIT passava pelo Bill Gates! Sim, esse mesmo, o dos computadores!
— em Vale de Cambra, Distrito de Aveiro
in CMVC
A Voz de Cambra, em boa hora, fez-lhe uma grande entrevista