Grupo Folclórico e Etnográfico de São Pedro de Castelões

Grupo Folclórico e Etnográfico de São Pedro de Castelões

Fundado em 2000, este grupo tem por finalidade ser um real transmissor dos valores rurais, etnográficos e sociológicos das gentes da Freguesia de S. Pedro de Castelões, no virar do século passado entre 1880 e 1920.

Com danças e cantares, o Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Castelões, pretende levar a outras terras a nossa identidade de outrora numa forma de mostrar a maneira de ser do nosso povo, caracterizado como um povo de lavoura.

Recolher, estudar e divulgar as correntes etnográficas e folclóricas da época a que se reporta é uma das responsabilidades deste grupo.

Da recolha efectuada, um aspecto importante, foi o rigor dos trajes, duma enorme diversidade devido aos nobres valores morais do povo, com um perfeito enquadramento na grandeza geográfica e económica da freguesia.

Os trajes apresentam-se assim, com representatividade das pessoas abastadas possuidoras das casas ricas e das de trabalho (caseiro, criados, etc.), usados nos serviços agrícolas, sem rigor específico para cada fim, os trajes ricos ou de trabalho eram comuns em muitos casos.

O Grupo Infantil, parte integrante deste grupo, prepara as crianças para enveredarem pelo caminho do folclore, incutindo-lhe valores culturais, tradicionais e representativos dos seus antepassados.

Tendo já participado em Festivais internacionais de folclore (Espanha, França e Itália) o Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Castelões organiza anualmente o seu Festival Internacional de Folclore, integrado na Semana Cultural da Vila.

Participa ainda em festas religiosas e Festivais Nacionais, pretendendo levar longe o nome da sua terra, os costumes do seu povo, numa tentativa de preservação da cultura e tradição que lhes foram herdadas.

Realiza a desfolhada à moda antiga portuguesa e um dia dedicado aos Jogos Tradicionais. Participa nas actividades culturais da Freguesia e do Concelho, sempre que lhe é solicitado, como é o caso do Encontro Concelhio de Cantares de Janeiras, a Mostra Municipal, o Animagosto, a Desfolhada tradicional ou o Encontro de Contos Tradicionais).

Já é possível ouvir os sons tradicionais deste Grupo no seu primeiro CD.

Contactos:
Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Castelões
Praça de S. Pedro – S. Pedro de Castelões
3730-062 Vale de Cambra
Telemóvel: 91 934 56 87 (Marta Henriques)

Grupo Folclórico e Etnográfico de São Pedro de Castelões

Acompanhar
Facebook

Relembrando 10 anos de actividade do Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Castelões – um livro a consultar na Biblioteca Municipal

Livro Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Castelões