A Fábrica – Memórias e Sonhos

A Fábrica

NOTA: No final, os ensaios e a alegria  que se viveu  nos bastidores  

A Fábrica – Memórias e Sonhos é o nome do espectáculo que o Teatro do Bolhão criou, juntamente com um sem número de pessoas da comunidade valecambrense.

A partir da antiga fábrica, Martins & Rebello, instalámos um evento teatral e multidisciplinar de grande escala que celebra a região de Vale de Cambra, a sua identidade, a memória colectiva das suas gentes, o pulsar da sua vida cívica e a alegria da sua vivência em comunidade.

O espectáculo constrói-se a partir da presença física da fábrica Martins e Rebello no concelho e da relação que esta criou com as terra e as gentes do Vale encantado.

A fábrica é o ponto de partida, o caminho, a viagem no espaço e no tempo, a memória que dela se retém, quer do trabalho quer da vivência quotidiana.

Olhar hoje o seu esqueleto faz sobressaltar em nós a inquietação, vivida pelos nossos avós, e perceber o desejo de sermos matéria que se fez do mesmo sangue e do mesmo suor.

O teatro, o circo, a dança, o canto habitam os espaços vazios da antiga fábrica, num evento espectacular e festivo com mais de 400 participantes.

As paredes da velha fábrica, os seus deteriorados interiores, os caminhos entre secções mostram o que, sendo hoje ruína, é também memória de quantos por aqui passaram e de tantos que daqui ouviram falar.

Evocamos o tempo, que já foi dos outros, desses outros que foram a nossa família e continuam a ser a nossa comunidade.

Como se os sentidos apelassem às nossas memórias mais profundas, aos nossos amores e desamores, às lutas, conquistas e derrotas e com tudo isso construíssemos uma identidade que nos define e nos torna mais humanos, mais fortes e mais autênticos; mais em acordo uns com os outros e menos em desacordo com a própria vida.

Para entendermos que a vida, a que vivemos nós e a que vivem os outros, seja mais a vida que vivemos uns pelos outros.

A partir do micromundo do nosso tempo quotidiano, do trabalho nesta e noutras fábricas, alargar a nossa visão e o nosso entendimento ao macromundo desta aldeia global onde todos somos seres humanos e onde todos temos o direito de viver em paz.

E tentamos que esta viagem se dirija a um futuro que desejamos mais próximo do equilíbrio entre humanos, entre homens e natureza, entre os que cá labutavam e os que lá viviam e todos criemos laços que permitam que a terra de Cambra cresça em harmonia com o futuro, floresça neste vale encantado e permita que os nossos filhos se anunciem ao mundo de uma forma bem mais positiva…

António Capelo
António Capelo escreve segundo o antigo acordo ortográfico

Notas sobre a criação de
A Fábrica – Memórias e Sonhos

Martins & Rebelo
A Fábrica – Memórias e Sonhos

A convite da Câmara Municipal de Vale de Cambra e da ADRIMAG, o Teatro do Bolhão, a ACE Escola de Artes, o Instituto Nacional de Artes Circenses e 350 pessoas da comunidade de Vale de Cambra construíram, em conjunto, um espectáculo entre Janeiro e Maio, que celebra a identidade e a memória deste território, tendo como espaço cénico e referência principal a Fábrica Martins & Rebello.

O evento que se configura como uma “festa das artes do espectáculo” articulando o teatro, o circo, a dança, a música, o canto e o vídeo está estruturado em 3 momentos.

MOMENTO I – MEMÓRIAS

António Rebello e Alfredo Martins têm a honra de lhe dar as boas vindas à Fabrica Martins e Rebello”

O público é recebido nas portas da Fábrica pelos seus fundadores.

A Fábrica – Memórias e Sonhos

A seu lado, para guiar os espectadores numa viagem pelo espaço e pelo tempo, estão Valecambrenses ilustres que ao longo de três séculos marcaram a história do território.

Os actores da APDC de Castelões dão corpo a estes personagens históricos.

OS NÚCLEOS HISTÓRICOS DE GUIAS

Os Industriais

Os fundadores da Martins e Rebello estão acompanhados pelos seus pares, os empresários que ao longo da 1ª metade do séc. XX transformaram uma região rural num centro fortemente industrializado.

O “Pranta“, fundador da Almeida & Freitas, e Arlindo Soares de Pinho, criador da Arsopi, estão entre estes guias.

Os Mecenas

O segundo grupo de guias é constituído por personagens que, entre os finais do séc. XIX e meados do séc. XX, deram contribuições fundamentais para o desenvolvimento de Vale de Cambra.

Construíram escolas e estradas, criaram associações de apoio social e financiaram a arte e a cultura na região.

A Fábrica – Memórias e Sonhos

Destaque para os filantropos Luís Bernardo deAlmeida e a sua esposa, Ana Horvath, para Luís Sousa Moreira, que electrificou o concelho e para Carmen Martins de Pinho, fundadora da Misericórdia.

Os Românticos

A Fábrica – Memórias e Sonhos

O terceiro núcleo de guias evoca a poderosa família do visconde de Baçar, o Bispo Tomás de Almeida e os militares nobres que constituíam a elite de Vale de Cambra no período Romântico, no século XIX.

Os Barrocos

A Fábrica – Memórias e Sonhos

Os membros da aristocrática Casa de Areias, que dominou Vale de Cambra, no séc. XVIII, recebem o público com graciosidade e etiqueta apresentando uma dança barroca.

Os Populares

A Fábrica – Memórias e Sonhos

A construção da identidade cambrense não se fez unicamente por nobres, burgueses e governantes.

O núcleo de guias populares evoca os anónimos que com a sua alma e força sempre estiveram presentes.

Ao longo do percurso que levará o público para a festa instalámos em janelas, varandas, recantos e fachadas,

A Fábrica – Memórias e Sonhos criaturas estranhas e personagens bizarras A Fábrica – Memórias e Sonhos e teatrais que celebram a arte e que hoje nos convidam a olhar a fábrica de um modo diferente.

MOMENTO II – A FESTA

O público é conduzido ao Terreiro, no fundo da Fábrica, onde instalámos uma Festa Popular que retrata as festividades cíclicas e romarias que abundam na região.

Os protagonistas desta festa são algumas das associações culturais, sociais e recreativas locais que qualificam o concelho com a sua actividade.

O Grupo Folclórico de S. Pedro Castelões, a Banda de Música de Vale de Cambra e o Grupo de Cavaquinhos da Casa do Professor/ Universidade Sénior estão entre elas.

Duas dezenas de Valecambrenses, que se quiseram juntar a nós, evocam os ritos e costumes da Cambra agrícola do passado.

Os produtores locais trouxeram o vinho, o mel, a broa de Paraduça, a cerveja artesanal, os queijos e as iguarias locais para animar a festa.

MOMENTO III – A FÁBRICA

Como se a fábrica tivesse regressado à vida, o toque da sirene e o fumegar da chaminé, que dantes chamavam ao trabalho, são os sinais para o arranque da última viagem dos espectadores.

Hoje os trabalhadores são outros: centenas de artistas e criativos evocam as vivências, as imagens, os sons e os ritmos que povoavam a fábrica.

Este momento/percurso não pretende reproduzir as práticas reais do trabalho, tarefa que seria impossível estando a mesma em ruínas, mas, partindo dos testemunhos e relatos dos antigos operários, encarregados, patrões e técnicos, reviver, como num sonho, esse imaginário.

Lá encontraremos as Lavadeiras, interpretadas pelas alunas da Fifteen Academy.

Os Mecânicos, representados, em suspensão, pelo INAC e pelos

bombos da Associação Cultural e Carnavalesca.

A Fábrica – Memórias e Sonhos

As Leiteiras, recriadas pelo Rancho da Terra de Arões, e

os Carregadores, grupo constituído por voluntários.

A Fábrica – Memórias e Sonhos

Na Praça, ocorre o final do espectáculo.

A Fonte volta à vida 30 anos depois; o público é envolvido pela evocação do frenesim do trabalho fabril.

O vídeo e a coreografia convocam o passado e as imagens que são a matéria da identidade da fábrica.

Na casa da Torre do Relógio, esconjurámos lendas e mitos de Cambra,

como as cabras guerreiras de Ossela e os fantasmas de Burgães.

A actriz Valecambrense, Maria João Pinho, lembra Ferreira de Castro e o Vale Encantado.

Como um sonho de paz em tempo de guerra, um anjo sobrevoa o espaço…

Direcção Artística ANTÓNIO CAPELO

Co-criadores PEDRO APARÍCIO, ANABELA SOUSA, ANTÓNIO JÚLIO, INES LUA, JOANA PROVIDENCIA, MARTA LEITÃO E RUBEN MOREIRA

Apoio ANA CELESTE (CANTO), ANABELA SOUSA (BARROCOS), ANDRES TARABBIA (PERCUSSÕES), LUÍSA GUERRA (LAVADEIRAS), RITA DUQUE E SUSANA PAIVA

Desenho de Luz MÁRIO BESSA
Música NUNO MENDES
Sonoplastia FABIO FERREIRA
Vídeo EMANUEL RINALDI E JOÃO PASCOAL
Drone RUI PEDRO
Figurinos e Adereços ANA ISABEL NOGUEIRA
Cenografia e Adereços CARLA ROSÁRIO
Coordenação Técnica PEDRO VIEIRA DE CARVALHO
Direcção de Cena JESSICA DUNCALF
Equipamentos Audiovisuais / Montagem JOSÉ NUNO LIMA – UNIPESSOAL LIMITADA
Divulgação NUNO MATOS E MÁRCIA BASTOS
Produção Executiva ROSA BESSA
Direcção de Produção GLÓRIA CHEIO E PEDRO APARÍCIO
Equipa Técnica JOÃO MARTINS, RODRIGO GOMES, TIAGO SILVA E JOÃO BRITO
Apoio a Cenografia e Montagem STAY ON THE SCENE
Apoio a Figurinos HUGO MARQUES, JOÃO CAMPOS, CÁTIA FERNANDES E CRISTINA FERREIRA
Execução de Figurinos MARIA DA GLÓRIA COSTA E LURDES SOBRADO
Assistência Cenografia e Adereços FILIPE MENDES
Empresa de Segurança GIS SEGURANÇA

Interpretação BEATRIZ FRUTUOSO, CATARINA SARAIVA, DAVID S. COSTA, FRANCISCO APOLÓNIO, GABRIELA SOUSA, INÊS CARDOSO, JOANA MONT’ALVERNE, JOÃO TARRAFA, LUÍSA GUERRA, MAFALDA COVAS, MÉCIA CARDOSO, TOMÁS GOMES

Alunos de Interpretação ACE Porto BEATRIZ CARVALHO, SUMMER VICENTINI, DIANA SOUSA, DUARTE TAVARES, EVA VIEIRA, INÊS PINTO, INÊS PORTUGAL, ISABEL CAMPOS, JOANA MACHADO, JOANA SOUSA, MARIANA GAMA, MARIANA SILVA, MARTA MACHADO, MATILDE NETO, MIGUEL CUNHA, PEDRO GONÇALVES

Alunos de interpretação ACE Famalicão ALEXANDRA SOUSA, MARGARIDA AIROSA, BEATRIZ PELAYO, BEATRIZ PAQUETE, BEATRIZ CARDOSO, CAROLINA FIGUEIREDO, CATARINA COELHO, EMANUEL MIRRA, FILIPA MORIM, LARA MAIO, LEONOR NETO, LUCAS RIBEIRO, MÁRCIA RODRIGUES, MARGARIDA PINTO, MARGARIDA TEIXEIRA, CARMINHO POSTIGA, LUÍSA ARAÚJO, MARIA MOURA, MARIA NOGUEIRA, MARIANA CASQUEIRA E TIAGO LEMOS

Alunos de Luz e Som ACE Porto DANIEL LIMA, FRANCISCA DIAS, GERSON MONTEIRO, MÁRIO VEIGUINHA, MELISSA DA SILVA, PEDRO ALMEIDA, PEDRO BEREND, RUBEN GONÇALVES, VIOLETA GREGÓRIO E PAULO NOGUEIRA

Alunos de Cenografia e Figurinos ACE Porto ANA OLIVEIRA, CARINA SILVA, FRANCISCA TOMAZ, GONÇALO CUNHA, ÍRIS LEITE, LAURA RODRIGUES, LEONOR VIANA, LA SILVA, RENATA FONSECA E SOFIA FONSECA

Associações participantes de Vale de Cambra CASA DO PROFESSOR UNIVERSIDADE SÉNIOR, APDC DE CASTELÕES, ASSOCIAÇÃO DE BEM FAZER DE FALCÃO, CALVELA E PÓVOA, FIFTEEN ACADEMY, BANDA DE MÚSICA DE VALE DE CAMBRA, ACADEMIA DE MÚSICA DE VALE DE CAMBRA, ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO E PROMOÇÃO CULTURAL DE PARADUÇA, RANCHO FOLCLÓRICO DA TERRA DE ARÕES, ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DE PONTEMIEIRO, ASSOCIAÇÃO CULTURAL E CARNAVALESCA, ASSOCIAÇÃO CULTURAL E RECREATIVA DE VALE DE CAMBRA, COMISSÃO DE MORADORES DO MÁRTIR, CLUBE KERIDLER FLORETT E GRUPO FOLCLÓRICO E ETNOGRÁFICO DE S. PEDRO DE CASTELÕES

Instituto Nacional de Artes do Circo (INAC)

Direcção artística INÊS LUA
Interpretação NATHALIA FURLAN, LUIZA ADJUTO, SOFIA AUBERT, HUGO ZANARDI, FERNANDO NOGUEIRA, MAURICIO JARA, DUVAN JIMENEZ, DANIEL FERREIRA DA SILVA, JOKA PEREIRA, SONYA POLYAKOVA @ ZOE ALDECOA
Riggers PEDRO PACHECO e MARCO SILVA
Assistente de Direcção NATHALIA FURLAN
Produção AMANDA GONZALEZ

COMPANHIA PROJECTO ARTÍSTICO

Coreografia Máquina
Cocriação ANABELA SOUSA, MARGARIDA GONÇALVES E INTÉRPRETES

Coreografia Máscaras
Cocriação MARGARIDA GONÇALVES, CRISTIANA CASTRO E INTÉRPRETES

Interpretação DANIEL MOREIRA, FRANCISCA TRINDADE, MARLENE SOUSA, RICARDO PINTO, SARA DUARTE, SOFIA OLIVEIRA, TERESA ROSSIO, PEDRO MOURA, DANIELA MARTINS, LEONOR MARTINS, ALEXANDRE ROSSIO, JOANA MARINHO, PAULA MOREIRA, CÁRMEN OLIVEIRA, CASSANDRA MORAIS, PEDRO ULISSES, PAULO SILVA, HUMBERTO MENDES, SUSANA ALMEIDA E AMÉLIA SOARES

Coordenação de Interpretação MARGARIDA GONÇALVES
Coordenação de Movimento ANABELA SOUSA
Coordenação de Canto ALEXANDRA CALADO

Cenografia Figurinos e Adereços
Cocriação SUSETE REBELO, MAFALDA COSTA, NUNO ENCARNAÇÃO, TOMÁS GOMES, ANTÓNIO LOPES, DANIELA MARTINS, LEONOR MARTINS, ALEXANDRE ROSSIO, JOANA MARINHO, PAULA MOREIRA, CÁRMEN OLIVEIRA, CASSANDRA MORAIS, BRUNO SANTOS, JOÃO ALMEIDA, PAULO SILVA, HUMBERTO MENDES, SUSANA ALMEIDA, MARIA FERNANDA RICCA AMÉLIA SOARES
Desenho de Luz
Cocriação MÁRIO BESSA, INÊS DOMINGOS, RUI BASTOS, EDUARDO GUEDES e MARCELO SILVA
Coordenação de Desenho de Luz MÁRIO BESSA
Apoio na Montagem de Luz LILIANA MACEDO, RÚBEN MENDES, INÊS DOMINGOS, RUI BASTOS, EDUARDO GUEDES e MARCELO SILVA
Apoio à Coordenação CATARINA LIMA
Assistente Operacional do Projecto LARYSA KOVTUN
Coordenação Técnica LILIANA MACEDO
Percussão EDUARDO CUBAL, FÁBIO MARTINS, FERNANDO ALMEIDA, FILIPE PINA, NELSON TAVARES, RICARDO MATOS, TOMÁS CARVALHO, VASCO PINA, VITOR MANUEL DA SILVA, VITOR PINA E VITOR OLIVEIRA

Grupo de Guias Históricos ABEL SOARES, ANA PINHO, ISABEL PINHO, ANA VALENTE, ANTÓNIO JORGE DE ALMEIDA, ANTÓNIO JOSÉ GOMES, ANTÓNIO NEVES, ARLINDO FERREIRA, CAROLINA SOARES, CRISTINA QUINTAS, ERMELINDA GOMES, FERNANDO VILAR, IARA FERREIRA, JOÃO BRANDÃO, JOSÉ FERNANDO, JOSÉ PEDRO, MADALENA HENRIQUES PINHO, MARIANA FERREIRA, PAULA PEDRO, SUSANA PAIVA

Grupo Rural ABÍLIO FERREIRA, ADELAIDE FERREIRA, ALBERTO RODRIGUES, ANSELMO TAVARES, ANTÓNIO PINHO, FÁTIMA COUTINHO, FERNANDA TAVARES, FERNANDO BASTOS, ILDA TAVARES DOS SANTOS, ISABEL ALMEIDA PINHO, ISABEL PINTO, LENA SALOMÃO, MANUEL MARQUES, MARIA HELENA PINHO, MARIA ISABEL SILVA E ROSA VALEQUARESMA

Grupo Barroco AFONSO PORTINHA, BÁRBARA BASTOS, CAMILA GOMES, DANIELA PINTO, DINIS PORTINHA, EDUARDA ALMEIDA, INES MARTINS, MATILDE TAVARES E RITA PINHO

Grupo das Lavadeiras AFONSO PORTINHA, ANA GABRIELA ALMEIDA, ALICE GOMES, CATARINA ALMEIDA, DANIELA PINTO, EDUARDA GOMES, EDUARDA LEITE, FILIPA NEGRAIS, GABRIELA MOURA, INES CARDEAL, JOANA ALMEIDA, KELLY SILVA, LEONOR TAVARES, MARIANA MOTA, MATILDE TAVARES, SOFIA SILVA, VANIA PINHO E VÂNIA RODRIGUES

Grupo de Cargas e Descargas ALICE BASTOS, ANGELA MORAIS, CÂNDIDA SANTOS, CIDÁLIA TAVARES, CRISTINA MAGALHÃES, FÁTIMA FERREIRA, FRANCISCA CASCAREJO, ISABEL SILVA, JOÃO PAULO, LEONILDE MAGALHÃES, LEONOR CASCAREJO, LEONOR FERREIRA, LURDES EDWARD, MARCO ALMEIDA, MARIA CASCAREJO, MARIA FERREIRA, MARIA INES SOUSA, MARTA COSTA, MARTA PINO, MARTA ROCHA, MILU (MARIA DE LURDES) RICARDO, PATRÍCIA LEITE, PAULA COSTA E TERESA MARTINS

Coro das Leiteiras ANA TAVARES, CAROLINA CAMPOS, CAROLINA TAVARES, CIDÁLIA RODRIGUES, CLÁUDIA FERREIRA, EDUARDA FERNANDES, FLORA BASTOS, IDALINA MARTINHO, ISABEL DE BASTOS, JULIANA COUTINHO, LARA TAVARES, LETÍCIA COSTA, MARIA DA LUZ SOARES, MARIA GORETI, NATALIDADE PORTINHA, SANDRA FECHA, SARA SANTOS, SÓNIA COSTA E VERA RODRIGUES

Equipa de Natação Sincronizada do CLube Fluvial Portuense
ANNA CARVALHO, ARIANA PEREIRA, FRANCISCA MIHALACHE, INÊS DUBINI, LILIANA SOARES, MARGARIDA CASTRO, MARIA FONSECA, MATILDE SOUSA, RODRIGO CARVALHO, SARA LEITE, SOFIA CUNHA

Entidades participantes na Festa Popular RANCHO FOLCLÓRICO DE S. PEDRO DE CASTELÕES, BANDA DE MÚSICA DE VALE DE CAMBRA E GRUPO DE CAVAQUINHOS DA CASA DO PROFESSOR

Produtores Locais participantes na Festa Popular CÂMARA MUNICIPAL DE VALE DE CAMBRA, 1859 O LEGADO, ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO E PROMOÇÃO CULTURAL DE PARADUÇA, ASSOCIAÇÃO DE BEM FAZER DE FALCÃO, CALVELA E PÓVOA, MARTINS & REBELLO, O APICULTOR, INTERCAIMA E CERVEJA VADIA

Agradecimentos FRANCISCO DE BASTOS MARQUES, PEDRO REBELLO, NUNO MELO, ENG. PAULO PAIVA (FÁBRICA ALMEIDA E FREITAS), FÁBIO FERREIRA (IRMÃOS FERREIRA), D. AMÉLIA E EQUIPA, CLARA VIDE, CLUBE FLUVIAL PORTUENSE (FILIPA CORREIA E SILVIA PINTO), BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE VALE DE CAMBRA, PROTEÇÃO CIVIL DE VALE DE CAMBRA, GUARDA NACIONAL REPUBLICANA, ESCOLA DE DANÇA FIFTHEEN ACADEMY E RITA FIGUEIREDO, FRANCISCO MARQUES, FRANCISCO SOUSA, CRL – CENTRAL ELÉTRICA, CIRCOLANDO, APDC CASTELÕES, VITOR TAVARES (ARQUIVO MUNICIPAL DE VALE DE CAMBRA) UM AGRADECIMENTO À EQUIPA DA CÂMARA MUNICIPAL DE VALE DE CAMBRA PELO SEU APOIO CONSTANTE, PARTICULARMENTE À VEREADORA MÓNICA SEIXAS, PEDRO MAGALHÃES, MARGARIDA HENRIQUES E MÁRCIA BASTOS

Lendas Mil registou assim este espectáculo.

Com imagens de Fátima Ferreira e Ângela Morais