Reportando ao começo do futebol em Vale de Cambra
O meu amigo snr. Artur de Almeida, de Vila Chã, em crónica publicada no Jornal de Cambra, do dia 15 de Junho de 1967, historiou o começo do futebol na região.
Como tenho em vista colocar as coisas do passado em paralelo com as do presente, transcrevo o que me parece mais histórico – peço desculpa pelo que fica omisso.
“A obra desportiva em Vale de Cambra foi fundada em 1915, por Veiga, tipógrafo do primeiro Jornal de Cambra, porém, não vingara. Em 1921, João Fernando, treinou o Gandra de Cambra F. Clube, o primeiro desafio, que foi o 1° jogo de futebol realizado nesta terra, com a Escola Náutica do Porto, foi realizado no dia 4 de Junho desse mesmo ano, tendo por árbitro o Dr. Urgel Horta. Perderam os principiantes Valecambrenses, mas ganharam ao Oliveirense. Ainda no mesmo ano, em segundo desafio, ganharam à Escola Náutica. Jogaram em “baks” João Fernando e o Dr. Alvaro de Matos, então estudante. O Dr. Humberto de Matos, Manuel Ribeiro e Manuel Soares de Albergaria, eram os senhores do particular futebol. Herculano Martins, Francisco da Costa Leite e, mais tarde, Evaristo de Almeida eram os jogadores de nome. António Pinho, o célebre defesa português, jogou aqui nas férias. Era companheiro de Jorge Vieira, os “baks” portugueses famosos, António Pinho, era natural de Lourosa, Macieira de Cambra, e jogava no Casa Pia de Lisboa…” Vila Chã, 4/6/67 Artur de Almeida in Vale de Cambra e o Santuário de Nossa Senhora da Saúde, pág. 127, António Martins Ferreira