Futebol na década de 40

1942

A Associação Desportiva Valecambrense, concorreu ao Campeonato de Promoção de Futebol da Associação do Distrito de Aveiro.

Alguns anos depois entrou em decadência, deixando o Campo das Dairas, à disposição e ao serviço destes valorosos rapazes, cuja a sua maioria eram habitantes da Freguesia de Castelões.

Saiam dos seus trabalhos, e com as mesmas roupas e sem as condições que hoje se encontram no seu todo para a prática do futebol, organizavam encontros entre lugares e Concelhos, amigavelmente como o era nesses tempos em Rocas e Cedrim do Vouga, Santa Cruz da Trapa, Farrapa, Arouca e Lordelo do Ouro.
1945

Surge com elevada determinação, “O GRUPO COSTA DO SOL“, já com elementos escolhidos e com a preciosa ajuda do senhor António Henriques de Coelhosa, como Diretor Desportivo e ao qual todos estes elementos, tinham o seu alcunha dentro do Campo de Futebol.

Então a constituição era a seguinte:Beato, Parrêto e Zório, Cavadinha, Apolinário, Mateiro, Espanhol e Lála, Rocha, Caetano, Macarrão e Vidreiro.

Futebol na década de 40

A estes bravos atletas, todos lhes devemos uma enorme gratidão, por tudo o que eles, fizeram em prol, do desporto e sem fundos lucrativos, com as mínimas condições, só com uma bola de pele, câmara de ar no seu interior e quando ela descosia ou rebentava, era levada aos sapateiros locais, com mais experiência neste serviço delicado e depois de cosida devidamente era cheia com ar das bombas de todo o tipo de veículos que circulavam nessas épocas.

Esta equipe sempre que se deslocava, transportava consigo muitos simpatizantes e familiares a apoia-los drasticamente.

Depois deste apareceu o “ Grupo Recreativo de Castelões.

Futebol na década de 40

Arlindo Gomes