QUE CHEGARAM AO TOPO FUTEBOLÍSTICO
E foram muitos que após terem iniciado nas Estradas, nas Escolas e mesmo em campos de Futebol, sem as mínimas condições para a prática do mesmo, testemunhavam em si próprios, o amor por esta modalidade.
Depois de terem envergado as camisolas do nosso Valecambrense, alguns trocaram por outras de “ TOPO “, a nível do Pais, usando as cores do Casa Pia, Benfica, Porto, Beira-Mar,Feirense,Oliveirense,Rio Ave e Sanjoanense.
E mais houveram também quem troca-se as cores da camisola, noutras localidades do País em Competições de Divisões Inferiores,após alguns meses de terem sido “Campeões no seu clube, nas categorias de Juvenis, juniores, reservas e mesmo nos seniores, que começaram a partir dos dos anos de 1965, deixando as melhores impressões para nós Valecambrense, mesmo quando alguns destes conceituados atletas prestavam o seu serviço militar em localidades e fizeram parte dessas mesmas equipes locais, para manterem a sua forma como atletas oficiais e ao abrigo militar, que lhes era permitido.
E os muitos atletas que estiveram ao serviço de outros cores, demonstraram a sua classe o seu saber e deixaram memórias pelo seu orgulho de serem de Vale de Cambra.
Cambra, também teve ao serviço da Arbitragem vários e conceituados elementos em competições de topo a nível Nacional, que prestaram o seu melhor e dignificaram com suas atitudes o bom nome da nossa terra, por esses campos pelados e em alguns já modernizados com relva das melhores equipas de Portugal, como o mostra esta foto do saudoso Sérgio Pinheiro de Macieira de Cambra, no Campo do Futebol Clube do Porto.
Passado que me deixou estas minhas memórias,
E que em público e em hora certa; nos jornais, na internet,
Mas também as vou deixar na nossa Biblioteca