Contos do Vale

Contos do Vale

Contos do Vale – O livro

LIVRO CONTOS DO VALE

“(…) um livro, com o que contém, pode ser uma fortuna eterna.
Valter Hugo Mãe, in “A máquina de fazer espanhóis

Escrever sobre o Património Imaterial de Vale de Cambra e todo o seu contexto histórico, tradicional e social, é uma tarefa honrosa e, simultaneamente, ingrata para quem ama a sua Terra.

No seguimento de uma política cultural e de valorização das tradições e da entidade de um povo que a Câmara Municipal quer levar a efeito e, sobretudo, elevar entre as suas gentes e promover fora das fronteiras do próprio Concelho, é com muita satisfação, orgulho e amor à nossa Terra que publicamos a obra Contos do Vale.

Escrito a partir da mestria de quem conhece bem as lendas e as tradições, e sobejamente ilustrado pelos jovens alunos do Curso de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas do Búzio de Vale de Cambra, o livro Contos do Vale é uma ode à memória coletiva e um tesouro cultural que deixamos às gerações vindouras.

Conhecer o nosso património, natural ou edificado, imaterial ou físico, é o primeiro passo para a sua salvaguarda.

Registá-lo nos meios que temos ao dispor é salvar e salvaguardar para que a memória não se perca. Nunca se perca!

Ao Município, cabe respeitar e valorizar o passado, honrar a nossa identidade e pensar em tudo o que nos trouxe ao que somos hoje, enquanto Comunidade, e que também faz parte desta obra.

Enfrentar os desafios da contemporaneidade também é conhecer o que fomos, para sermos capazes de crescer e de nos desenvolvermos de forma criativa!

Fazemos votos para que, ao folhear as próximas páginas, sinta, tal como nós, que “nada grande se faz sem um sonho” e que o sonho, a imaginação e a ambição, dos que procuraram eternizar nestas páginas, um pouco daquilo que somos, enquanto valecambrenses, leva a que concretizemos, em forma de arte e de engenho estético a essência de um povo e a identidade de uma memória coletiva.

Pretendemos, num futuro próximo, continuar a promover iniciativas que preservem e acarinhem a nossa História e a nossa Tradição.

Que este livro seja pois, uma parte do passo (grande) que teremos que dar em frente, sem esquecer nunca o que fica lá atrás!

É esse o sonho e é este projeto, ambicioso é certo, mas nunca impossível, que nos faz seguir em frente.

O Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra
José Alberto Freitas Soares Pinheiro e Silva

Contos do Vale – O livro

LIVRO CONTOS DO VALE
Vereadora da Cultura do Município de Vale de Cambra, Daniela Silva

Em boa hora a Câmara Municipal de Vale de Cambra apresenta, numa compilação em livro, os contos e as lendas que se foram acumulando nas vivências e nas memórias populares deste concelho tão secular e rico em tradições.

Numa estratégia de intervenção e preservação, a Autarquia lançou o desafio aos escritores e artistas locais para redigir e ilustrar alguns contos tradicionais do Concelho.

E assim, ao longo destas oitenta páginas e dos dezasseis contos e lendas tradicionais do concelho e da região, encontramos histórias, lendas e contos escritos pelos valecambrenses Adão Tavares, Carolina Pinho, Delfim Almeida, Eva Cruz, Irene Dias, Margarida Reis, Maria Clara Vide, Maria Hermínia Nadais e Osvaldo Pinho.

A capa e a contracapa são fruto da mestria do professor Vítor Ferreira e as ilustrações dos contos são assinadas pelos seus alunos de Desenho A do Curso Científico Humanístico de Artes Visuais 2011/2012 (11.9 E/12.°E) do Agrupamento de Escolas do Búzio.

É conjugando aqueles que dispensam apresentações com a garra e a criatividade dos novos autores, que entramos no que é, verdadeiramente, da alma popular, no que é de todos nós!

Com o lançamento desta obra Contos do Vale, o Município de Vale de Cambra demonstra que é fundamental registar a tradição oral como um elemento importante para o conhecimento local e regional.

Com ele, procuramos ainda promover a cooperação e a participação das comunidades locais como os escritores locais, escolas, grupos seniores, grupos de teatro e associações, dando asas a uma maior promoção e regozijo públicos da identidade oral e escrita da população.

Acreditamos que este poderá ser um passo em direção a uma eficiente produção e edição de material de qualidade sobre o património oral e escrito do nosso Concelho.

Uma referência ao Programa PRODER, através do qual esta obra é financiada, ao abrigo do SubPrograma – Dinamização das Zonas Rurais (Medida – Melhoria da Qualidade de Vida; Ação – Conservação e Valorização do Património Rural).

Contos do Vale” resulta assim, da candidatura do Município com o enquadramento designado “Dinamização dos Núcleos Rurais de Vale de Cambra“.

Uma palavra ainda, às nossas juntas de freguesia, que, desde o primeiro momento, ajudaram a fazer a recolha dos contos e das lendas populares das nossas gentes, permitindo assim a realização deste importante projeto para o Município.

Por último, um agradecimento aos colaboradores da Câmara Municipal de Vale de Cambra que se dedicaram intensamente a esta obra.

Leia, desfrute e aproveite.

Contos do Vale – O livro

Agradecimentos

A Câmara Municipal de Vale de Cambra agradece o contributo de todos quantos participaram activamente na elaboração do livro Contos do Vale, realçando de forma tão expressiva a cultura popular concelhia.

São pedaços de histórias de tempos idos que ficam registados e profusamente ilustrados por talentos da nossa terra.

Ilustrações capa e contracapa: Artista Plástico/Professor Vítor Ferreira
Design Gráfico: CMVC/Pedro Pinho