Localização: Rua Ferreira de Castro – lugar de Salgueiros
Local de implantação: No passeio à direita, frente ao nº 28.
Coordenadas GPS: 40°50’12.65″N 8°25’41.75″W
Distância total: 10.70 Km (pedestre). / 9.31 Km (automóvel).
Próxima Estação: 58 m.
Cume da serra
«Pequeno, dez, onze anos melancólicos e tímidos, subíamos ao cume da serra que padroa a casa onde nascemos e ali, entre urzes e pinheiros, nos quedávamos a contemplar vizinhas terras.
Sete quilómetros havíamos percorrido do Mundo em que vivemos; o que, hoje, se ergue perto, parecia-nos, então, distante, mas nós já sonhávamos ir muito mais longe ainda.
Desse bravo sítio, onde desejamos repousar para sempre, face ao sol e ao fulgor das estrelas, via-se, lá em baixo, branquear a casita nativa, quase a entestar o afogado vale; e, da banda oposta, outras várzeas, outros povoados, outros cerros, maravilhosa sucessão de planos, formas e cores, tudo laborado pela mão do Homem. Ao fundo, esboçava-se o grande sortilégio, o Mar, o imã que nos atraía ali.
No corpo pequenito, os nossos olhos, que haviam de ficar sempre tristes, esqueciam-se, horas a fio, a sonhar com a distância infinita, ante essa linha verde-azul do Oceano longínquo. Tudo quanto existia para lá da nossa vista nos parecia fabuloso e nos fascinava irremediavelmente.
Sentíamo-nos encarcerados e, no silêncio da cumieira, onde ninguém perturbava a nossa cisma infantil, o próprio vôo das aves serranas nos fazia sofrer, porque nos dava uma sensação de liberdade que não tínhamos e que havíamos de amar, depois, ao longo de toda a vida.»[1]
Nota: o cume citado é o que fica no monte à nossa frente.
[1] Ferreira de Castro, A Volta ao Mundo, Empresa Nacional de Publicidade, Lisboa, 1942 [p. 5].