Peças de cerâmica da fábrica NALDA
Fotografias de Isabel Sousa Freire
Maria Clara de Paiva Vide Marques*
Manuela Carmona Graça Pinto da Costa**
PREÂMBULO
O Museu Municipal de Vale de Cambra é detentor de uma pequena colecção de peças de cerâmica de fabrico local, que constitui um interessante núcleo de um espólio proveniente de ofertas e cedências, constituído por cerca de uma vintena de peças.
A descoberta ocasional da origem de um desses exemplares, colocado com funções meramente decorativas numa dependência habitacional de uma família da Ramilos, levou à recolha por parte do Museu, dessa e de outras peças, que vieram constituir o início daquilo, que forma o cerne, por enquanto ainda pequeno, mas representativo, desta colecção de obras de origem cambrense.
O interesse despertado por estes artefactos locais, conduziu, durante o ano de 97, à realização de uma exposição de algumas dessas peças cedidas temporariamente para nela figurarem.
O sucesso obtido por esta mostra junto do público visitante, levou a que uma grande parte delas integrasse, em definitivo, o acervo museológico municipal, graças à doação ou cedências em depósitos das mesmas.
Este trabalho constitui um contributo para o inventário da colecção do Museu, acrescido de um pequeno estudo da empresa, feito essencialmente à base de alguma pesquisa centrada em inquéritos orais.(¹)
______
Agradecimentos a Isabel Sousa Freire, autora das fotografias
* Licenciada em Ciências Históricas; Pós-Graduada em Museologia pela FLUP: Directora do Museu Municipal de Vale de Cambra
** Licenciada em História-Património Cultural pela F.L.U.P.; Pós-Graduada em Museologia pela F.L.U.P.; docente do Ensino Profissional.
(1) Inquéritos realizados a Joaquim Costa Leonardo, trabalhador e natural da regiãn de Alcobaça, a José Soares de Almeida, sócio-fundador natural de Vale de Cambra e a Maria Augusta Soares Ribeiro, pintora, também natural de Vale de Cambra.
Boletim Cultural de Vale de Cambra, Nº 2 – 1998, págs. 55-80