Podemos não entender nada das coisas técnicas que aqui se dizem, mas percebemos claramente que estamos perante um criador que nos orgulha, juntando o saber ao saber fazer.

Montenegro Instruments: A história do modelo Mironar
Dediquei os últimos dois anos a desenvolver o modelo Mironar e estou finalmente pronto para o dar a conhecer ao mundo.
A Montenegro Instruments é uma marca de guitarras boutique fundada por Hugo Montenegro.
Em entrevista exclusiva à Guitarrista, Montenegro partilhou a história por detrás da construção do modelo Mironar.
Durante o tempo em que trabalhei como guitar tech, fui-me apercebendo de algumas particularidades dos instrumentos que me incomodavam, conta.
Ao conceber o meu modelo, tentei que todos esses pontos fossem tidos em consideração, como a ergonomia, conforto, equilíbrio e acessibilidade ao nível da manutenção.
Além disso, tentei criar uma forma que fosse versátil e me permitisse usar várias configurações de pickups e hardware, para além de algo que me agradasse a nível estético.
Com corpo em basswood, braço em maple e pau ferro no fingerboard, Hugo Montenegro explica como a combinação destes materiais produzem uma sonoridade que vai ao encontro das suas preferências, acreditando que a selecção das madeiras desempenha um papel crucial no timbre do instrumento:
Estou a construir uma Mironar barítono e foi necessário refazer o corpo, pelo que decidi fazer numa madeira diferente, mais leve, e o resultado foi bastante diferente do corpo original.
Tudo o resto é exactamente igual (braço, hardware, pickups e electrónica) e as diferenças foram bastante audíveis, ao ponto de eu decidir refazer o corpo na madeira original.
O luthier acrescenta que A guitarra em questão foi o meu primeiro protótipo, para teste da forma, tamanho e ergonomia do corpo que desenhei.
Os pickups têm um nível de saída mais elevado do que o normal numa Telecaster.
Juntando isso ao facto de ao longo da vida ter tocado em guitarras de basswood com as quais gostei de tocar em situações de alto ganho, optei por essa madeira.
O maple é a madeira tradicional usada nos braços de guitarras deste género e o pau ferro é uma alternativa ao rosewood, que está cada vez mais escasso.
No departamento da electrónica, a Mironar surge equipada com pickups Bareknuckle Piledriver, ainda que Montenegro defenda que esta escolha não seja um factor decisivo para a identidade sónica do modelo, uma vez que o hardware e a electrónica foram aproveitados de um outro projecto que não concluiu.
Fiz este protótipo com peças que já tinha, logo não foi pensado para este modelo.
A Mironar foi pensada para poder receber diferentes tipos de configurações de pickups e hardware, ou seja, esta não é a configuração exclusiva deste modelo.
A identidade sonora passará por fazer com que cada configuração de pickups tenha o som que eu procuro numa guitarra deste género.
Montenegro prossegue:
Antes de começar a construir guitarras, trabalhei como guitar tech durante cerca de seis anos e nesse espaço de tempo tive a sorte de poder trabalhar em mais de 1000 instrumentos diferentes, o que me permitiu perceber que algumas peças de hardware são claramente melhor construídas e mais funcionais.
Foi o caso da ponte Mastery, em que após a instalação de algumas unidades da empresa norte-americana em guitarras de clientes, percebi que as diferenças são consideráveis e optei por utilizar esse hardware.
O design do escudo é um dos elementos chave na estética desta guitarra que respira design, jogando lado a lado com um corpo singular e um acabamento sunburst que lhe assenta muito bem.
Contudo, Montenegro descreve o processo de design como algo atribulado: Tenho dificuldade em ficar agradado com as coisas que faço, confessa.
Além disso, tenho pouca formação na área do design, então é quase tudo intuitivo.
Fiz vários desenhos e cortei silhuetas em MDF para ir vendo o resultado em tamanho real até chegar ao ponto em que olhava para a forma e sentia-me satisfeito.
Para o futuro, Hugo diz que o seu desejo para a Montenegro Instruments é continuar a produzir mais guitarras e já tem até um novo protótipo offset:
Dediquei os últimos dois anos a desenvolver o modelo Mironar e estou finalmente pronto para o dar a conhecer ao mundo.











Seguir em Guitarrista Instagram Facebook