Vista Parcial da Feira dos Ovos

por Arlindo Gomes

Sinónimo do passado, porque aqui se comercializavam os ovos, as aves, carnes e salgados, assim como todo o tipo de produtos hortícolas.

Nos anos setenta, deixou-se de comercializar todos estes produtos, assim como as tascas que habitualmente, nos serviam aos dias de Feiras, 9 e 23, com o saudoso grão de bico com bacalhau e a conhecida e famosa vitela assada, que também nos acompanhava sempre nesses dias o peixe frito, com azeite puro, peixe selvagem e o seu preparo totalmente a lenha.

Vista Parcial da Feira dos Ovos

A escola primária, que nos deixa alcançar a beleza e o potencial do centro da Vila, (hoje Cidade), a feira dos ovos (hoje Largo de S. João de Deus).

Além das duas feiras mensais que sempre se realizavam quinzenalmente com elevado movimento, também serviu longos anos, às camadas jovens, dessas épocas, para a prática de futebol e com a vantagem de no final desses encontros, se lavarem e beberem naquele encantador Fontanário que se localizava no topo direito da Feira dos Ovos, com bastante água pura e pública, que nesse passado se encontrava à disposição de todos nós.

ESCOLA: que também outrora, sempre serviu todo o Concelho, na fase dos exames da 4ª classe, que ali se efetuavam vindo os alunos de todas as escola das freguesias e lugares, o seu local continua, embora totalmente remodelado assim como os acessos, porque no passado, esta escola, era ladeada para o Sul, somente pelo caminho das Regadas e para o Norte pela Pensão Bastos, Mercearia e o saudoso CINEMA, (hoje a Pensão existe e onde fui Mercearia, é actual Pastelaria Tulipa, onde foi Cinema era a Oficina do senhor “Bela”, que está a ser usada pela mesma Pastelaria), com a alteração também da rua, que é Rua do Hospital presentemente.