Foram coisas do passado que a mãe natureza nos deixou, ao movimento da liberdade em campos e matos, tudo se movimentava pela ação “ geotropismo “, de todo o ser vivo.
Falar e recordar estes bois, que foram de cobrição, sem local próprio, e mais tarde com troncos apropriados para tal efeito, a aguardar a chegada das vacas, para serem cobridas uma ou mais vezes para a possível gestação de um macho ou fêmea.
Tivemos muitos destes “ Troncos espalhados por toda a parte do nosso Concelho, e de várias raças”.
Mas no que diz respeito a este meu apontamento memorável do saudoso e bom amigo o senhor Manuel Batista, do lugar de Gestoso-Castelões, que sempre foi vaidoso em todo o seu funcionamento neste serviço de bois e vacas da raça Arouquesa, que sempre teve o cuidado da escolha das melhores e cuidadosamente os preparava com o carinho e charme igualado à sua maneira de o ser e o conhecimento desta raça Arouquesa.
Os seus bois e suas vacas, entravam em qualquer concurso sempre prontas a ganhar.
O seu esmerado trato na alimentação e no preparo dos seus chifres ( cornos), assim como todo o seu pelo da pele eram passados a escova e com uma tesoura própria e com uma navalha devidamente afiada preparava os cornos desses mesmos animais que leva aos concursos deixando-os mais encantadores, em todos os locais que para tal, este senhor “ Batista”, se deslocava com a sua família, que não os abandonava, estavam sempre presentes com os animais.
E este senhor, que sempre foi figura muito conceituada em Vale de Cambra e outros Concelhos circunvizinhos, dado à sua simpatia e vaidade que sempre teve com o seu nome e o seu vestuário e os anéis de ouro puro e vistosos que tanto gostava de apresentar em público.
Era pessoa, muito vaidosa no seu todo, mas deixou muito patente o seu bom nome, como criador e mentor deste tipo de gado que tanto adorava e sentiu sempre em si, todo esse “ Charme “, no gado e na sua maneira de o ser. Ao memora-lo hoje, é um gesto de muita gratidão, pela amizade que sempre nos foi fraterna e pela sempre sua dedicação para com os forasteiros, que vindos de vários pontos do País, à Nossa Senhora da Saúde ele, estava sempre pronto a corresponder simpaticamente com a sua ajuda em tudo que fosse necessário.
A sua habitação, foi longos anos em Gestoso- Junto do Arraial da nossa senhora da Saúde da Serra, e quando nas quadras festivas ele, dava guarida a imensos forasteiros, nos seus acolhimentos, era mesmo um ser humano formado de elevados conhecimentos e dos quais eram dedicados com muita amizade e simpatia
“ Todos nós o conhecíamos como Batista de Gestoso,
Assim era o seu trato; homem muito comunicativo,
E sempre se apresentava em publico com bonitos Fatos”.
Ao lembrar este homem do passado,
É para mim uma grande virtude;
Porque sempre fomos bons amigos,
E é uma homenagem muito digna,
Para ti, Batista da Senhora da Saúde “ …