O Colégio, o Estabelecimento do Novo Mundo

Era na Rua Doutor Domingos de Almeida Brandão (hoje é o Tribunal), memorar hoje, esta que foi uma grande casa de pasto, assim como uma bela alfaiataria, casa de fruta, tudo em família, que sempre foram conhecidos pelos os “ NOVO MUNDO “.

O Colégio, o Estabelecimento do Novo Mundo

NOVO MUNDO : Família com quatro filhos, três raparigas e um homem, mas as suas filhas, Albertina, Solidade e Esmeralda, todos foram comerciais, após terem organizado as suas vidas futuras, deixaram o estabelecimento dos seus pais, que era tasca e casa de pasto de elevada servidão e sempre com os melhores vinho da região, petiscos e refeições muito bem confecionadas, pela sua esposa e estas filhas, assim como aos dias de feiras, tinha sempre outras forças, que estavam já contratadas para estes dias, porque o movimento era mais elevado e sempre deixou bem patente a sua elevada qualidade, que deixou muita referência em terras de “ Cambra “.

Todo este correr de casas era do seu património, na porta, seguinte e do nosso lado esquerdo era o seu genro Manuel Costa ( Lape), com uma esplêndida alfaiataria, com sua esposa e seu sobrinho Manuel, já que na porta seguinte era a sua filha com uma moderna e sortida frutaria, com muita qualidade, na companhia da sua única filha, Lurdes que mais tarde emigraram para o Brasil.

A sua filha Albertina era casada com o senhor Custódio, que durante algum tempo estiveram com os seus pais no estabelecimento, depois começaram a negociar por sua conta, nas feiras e romarias com barracas também de comes e bebes e sempre acompanhados pelas furgonetas que mostra a foto, que ele, tanto e cuidadosamente estimava e alterava de uma para outra peças, para que as mesmas sempre estivessem prontas a carregar e seguir o seu destino, para o seu ganha pão.

Esta foto, que nos mostra os noivos era o momento de espera, para subirem a escadaria do Salão de Festas da Firma Almeida& Freitas, para o começo da Boda ( Almoço ).

E antes dos convidados, penetrarem no Salão, para que tal, estavam convidados, entravam neste estabelecimento do “ NOVO MUNDO “, para saborearem alguns dos petiscos, que se apresentavam na vitrine do balcão feito de madeira, que assentava naquela terra batida preta e com as mesas também de madeira de pinho ou eucalipto, feitas a prepósito para este fim.

Além dos petiscos, especiais e outro tipo de refeição diária, tinha sempre aos dias de feira 9 e 23, o famoso grão de bico com bacalhau, jardineira de vitela e a famosa vitela assado no forno a lenha.

COLÉGIO : que improvisado foi durante longos anos o local de ensino até ao 5º ano de muitos que já partiram e outros que ainda são “ Doutores, Engenheiro e tantos outros Cursos Universitários “, que aprenderam neste local, que mais tarde foi o Tribunal da Comarca e que era o seu dono o “ Tomasinho da Cavada de Cabril “.

“Novo Mundo, símbolo que deixou história,
Pela sua inteligência serviço e qualidade;
Iniciou sua carreira na Gandra e projectou,
Toda a sua família na Vila do nosso Cambra,
E com muita pena, não esteve presente à transformação da CIDADE.“