Este saudoso era natural da RABACEIRA – CASTELÕES, solteiro, a sua profissão era um conceituado Entalhador-Carpinteiro.
Mais tarde emigrou para o Brasil, onde permaneceu longos anos e regressou às suas origens, mas com alguns problemas de saúde, que o impediu de continuar no serviço que ele, tanto gostava.
Em certas quadras do tempo ele, saía de sua casa e vinha até à Vila, nunca deixava de trazer com ele qualquer coisa para o entusiasmar, mas principalmente eram ramos ou flores .
Parava na rua, ou em qualquer estabelecimento, e tinha sempre o cuidado e educação de oferecer, a uma mulher ou menina, e dizia: “Este ou esta flor é para a menina mais bonita de terras de CAMBRA “.
Foram muitas as vezes que ele, se dirigia ao Salão de Festas “Almeida & Freitas”, sempre bem vestido e convidava uma ou outra menina, para dançar e gentilmente ia ao bolso do seu paletó (casaco) e retirava o lenço e colocava-o no ombro da madame para não sujar o seu vestuário.
Ausentava-se sempre num jeito de respeito e vénia, levava por vezes o seu joelho ao chão correspondia com um trato afável e nunca se aborrecia com quem quer que fosse porque era um ser humano alegre em demasia e deixou, em todos nós CAMBRENSES, muitas memórias …
Arlindo Gomes