por Arlindo Gomes
Esta foto testemunha as nossas feiras que se realizavam nos anos vinte e cinquenta, quinzenalmente, e sempre nos dias 9 e 23 de cada mês, nesta Estrada Nacional, nº. 224 (hoje Av. Infante D. Henrique). Contudo nos anos cinquenta teve a sua alteração para o jardim e lago.
Ao lembrar hoje este prédio que, ao longo dos anos passados, foi a sede dos nossos Paços de Concelho e que foi alterando e modernizando, no seu interior e exterior, deixou de ser Finanças, Secretaria, Salas de Sessões, Registo Civil e Tesouraria, estando tudo isto neste preciso momento em vários locais da Cidade.
A Sede do Município, passou a ser na antiga Fábrica de Lacticínios Lacto-Lusa, Lda.
Esta foto foi enviada para o Norte de Angola, no ano de 1961, pela minha namorada (hoje esposa), a desejar felicidades e Ano-Novo e no seu verso o desejo ambicioso no regresso com muita saúde depois do dever cumprido.
Estas feiras do passado, também sofreram as suas alterações, nestes movimentos, na sua alegria que se vivia na aquisição dos produtos que estavam expostos nestas barracas e que eram colocados nestes cestos e às suas cabeças eram transportados, para os seus respectivos lugares e as casas de comércio que nestes dias também facturavam maravilhosamente, em prol da melhoria de suas vidas e dos seus familiares, (hoje temos a feira num curto espaço na Granja de Castelões)…
É caso para dizer que o tempo e as circunstâncias podem mudar a qualquer minuto. Por isso, não se deve desvalorizar nada em sua volta, mas aproveitar-se cada minuto da nossa vida e LEMBRAR:
Falar hoje de Vale de Cambra no passado, São os momentos de outrora; Que ficam no papel para sempre, E reviver estas Histórias
Arlindo Gomes