A foto, mostra a “Barbearia Martins”, MESMO NO Centro da Vila (hoje Cidade), e nos fundos do terraço da linda moradia da família do senhor Neves.
Estes barbeiros muito conceituados, inicialmente era constituída pelo pai e os seus três filhos, que tinham vindo, dos lados de Espinho e aqui se fixaram, para sempre.
Multiplicaram aqui as suas famílias e desta somente hoje temos connosco o seu filho, artista e poético de nome Silvério Martins, que continua a representar a sua arte com elevada classe na Avenida Infante D. Henrique, no prédio de vidro e ao mesmo tempo a testemunhar e honrar o ofício que o seu pai a todos lhes tinha incutido.
O BORNES: e seus familiares, vindos também dos lados de “ Vinhais- Chaves”, se instalaram nos anos vinte, no Velho Mercado Municipal, mas com a oficina também no mesmo terraço e prédio do saudoso senhor Neves.
Sebastião Bornes, era o seu verdadeiro nome, com quatro filhos, dois homens e duas mulheres, também aqui em CAMBRA, ficaram para sempre, como aliás era hábito e consolo, em todo o visitante que em nossas terras penetra-se, ficavam e constituíam as suas famílias e só voltavam às suas origens, a título de uma simples visita aos seus que ali, deixaram.
Tanto a Barbearia Martins, como a do Bornes, inicialmente começaram por trabalhar com os seus familiares, filhos e genros, para mais tarde, abrir uma exceção e ensinarem as mesmas profissões a muitos Cambrenses, que anos depois se estabeleceram por conta própria no mesmo ofício e que muitos desses ainda hoje desempenha com muita classe o mesmo ramo de negócio.
Recorda-se aqui: também aqueles que foram grandes mestres nesta arte. O Senhor Fernando Ferreira, Ernesto Ferreira, Manuel Pinheiro, António Pucareiro, O Galinha, Camilo Claudino, António Silva e outros mais, que orgulhosamente o faziam mesmo sem terem a sua oficina aberta ao publico.
E neste momento preciso, temos ao seu serviço e na arte de barbeiros, os mais antigos de Vale de Cambra…
Silvério Martins, Jacinto e seu cunhado Zé Silva, António da Quinta da Ucha-Castelões, Agostinho de Macieira e tantos mais espalhados pelo Concelho, que ainda se esforçam para a boa higiene no corpo do ser humano.
“ Então esses barbeiros do passado,
Que a Cambra, chegaram e ficaram para sempre,
E que desenvolveram o seu precioso ensinamento;
Hoje vos dedico esta minha singela homenagem,
Para que e mesma fique para sempre em Pensamento “ !!!