A imprensa em Vale de Cambra

Há 60 anos*, 12 de Janeiro de 1908, apareceu o 1º número de O JORNAL DE CAMBRA.

Era seu director o Senhor Manuel A. Martins, redactor o Senhor António Aires Martins, e proprietários os Senhores Camilo T. de Matos e Manuel A. Martins.

A Redacção, Administração e Tipografia estavam instaladas na Gandra.

Publicava-se ao Domingo e a assinatura anual, no Continente, Ilhas e Ultramar custava 1$400 reis (1$40) Brasil, moeda forte, 2$500 reis (2$50).

Anos depois, na sede do concelho, (Macieira de Cambra) foi criado um outro jornal – O POVO DE CAMBRA. Publicava-se também ao Domingo e era impresso em Aveiro.

Por volta de 1914/15, apareceu outra publicação na Gandra O GAFANHOTO, pequeno periódico humorístico que pouco tempo viveu.

O JORNAL DE CAMBRA e O POVO DE CAMBRA mantiveram-se alguns anos. Eram de política diferente e, cada um, em secção especial, digladiava a seu bel-prazer a política que defendia, mas em 1920 nenhum existia.

Em 15 de Julho de 1931, reapareceu O JORNAL DE CAMBRA. Órgão regionalista, de carácter independente, bom aspecto gráfico e noticiário escolhido.

Foi seu fundador, director e proprietário o, então, jornalista de louvor e grande Amigo de Vale de Cambra, Senhor Carlos Alberto da Costa, natural do concelho de Sever do Vouga, casado com uma ilustre senhora de Vale de Cambra, residente na vila de Estarreja e proprietário e Director do conceituado JORNAL DE ESTARREJA.

Ao falar de Carlos Alberto da Costa – meu grande Amigo – não posso deixar no olvido a estima e gratidão que mantenho pela sua saudosa pessoa como homem de bem e lúcido jornalista. Embora tarde e póstumamente, aqui lhe presto a minha humilde mas sincera homenagem.

A seus filhos, Senhores Dr. Eduardo Costa e Adalberto Costa, os meus parabéns pela continuação da grandiosa obra que seu saudoso pai criou com puro Amor e Carinho, bem como também, pela consideração que me têm dedicado, lhes agradeço respeitosamente.

in Vale de Cambra e o Santuário de Nossa Senhora da Saúde, pág. 103
António Martins Ferreira

* 1968